Rio de Janeiro – Hospital Maternidade Fernando Magalhães fará campanha de doação de sangue

0
165

O Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, realiza nesta quinta-feira (10/2), das 8h às 17h, uma campanha de doação de sangue. O objetivo da ação é reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para os hospitais da rede pública. No momento, os estoques estão baixos e há risco de desabastecimento, já que, por conta da alta disseminação da Covid-19, muitas pessoas não puderam doar.

Quem doa sangue ajuda a salvar vidas. A cada bolsa coletada, quatro pessoas são atendidas. Doar sangue é seguro e eficaz e em 24 horas o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas. Dentro de oito semanas para homens, e 12 para mulheres, o sangue já está igual ao período anterior à doação.

Para fazer a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável) e ter mais de 50kg. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings e mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para poder doar sangue. Já quem tem alguma doença transmissível não poderá participar. Para mais informações acesse o site do Hemorio.