Rio de Janeiro – Parceria entre Secretaria de Esportes e Unisuam abre oportunidade de estágio nas vilas olímpicas, Arena 3 e Parque de Deodoro

0
529

Um convênio de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) e o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) permitirá ampliar o campo de estágio obrigatório dos cursos de educação superior dentro das vilas olímpicas, Arena 3 e Parque Radical de Deodoro. O acordo foi assinado no final do mês de março e os ajustes finais foram definidos esta semana. A estimativa é de que pelo menos 800 alunos da universidade sejam atendidos nesse primeiro momento. Eles serão supervisionados por meio dessa parceria que será realizada nos equipamentos municipais.

O cadastramento dos alunos, realizado pela universidade, já começou. O estágio não é remunerado e a previsão é que os estudantes comecem assim que as atividades nas Vilas estiverem liberadas. As vagas serão destinadas aos universitários do sétimo e oitavo períodos da Faculdade de Educação Física. Entretanto, haverá oportunidades também para aqueles que cursam Jornalismo, Psicologia, Pedagogia, Administração e Serviço Social. A finalidade é vivenciar práticas pedagógicas e experimentar atendimentos, ampliando as possibilidades para o mercado de trabalho. Uma forma de preparação para que, depois de formados, realizem atividades de aprendizado social, profissional e cultural. A carga horária do estágio será de, no máximo, seis horas diárias.

– Estou muito feliz com esse convênio. Será um prazer enorme ter os alunos da Unisuam realizando estágio nas vilas olímpicas. Essa é uma iniciativa que valoriza não só o aluno da universidade como também nossos espaços e profissionais. Quem se destacar, pode vir a integrar nosso quadro de professores no futuro – disse o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

A diretora de ensino da Unisuam, Adriana Leal, também elogiou a parceria, dizendo que será uma ótima oportunidade para que os alunos, na prática, tenham uma maior vivência diária do esporte.

– Será algo ímpar para nossos estudantes, porque eles terão uma prática mais condicionada e supervisionada. Além disso, poderão trocar experiências com profissionais das áreas de suas futuras profissões. As Vilas, a Arena e o Parque têm inúmeras atividades para pesquisa, projetos de extensão, visitas técnicas e estágios curriculares.