Rio de Janeiro – Projetos vão conectar idosos à qualidade de vida

0
603

O dia a dia dos idosos que vivem na cidade do Rio vai ganhar um novo ritmo a partir desta semana, com o início de um programa da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida que cria três projetos voltados para a terceira idade. São eles: “Estamos Juntos”, “nova.idade” e “60+Digital”, que contam com o auxílio da tecnologia para melhorar o bem-estar dessa população.

A partir de amanhã (12/01), assistentes sociais vão atender idosos por telefone, dentro do projeto “Estamos Juntos”. A proposta é acolher pessoas que têm sofrido com o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Os profissionais vão conversar sobre qualidade de vida e darão dicas de saúde e de atividades que podem ser feitas em casa para que a falta do convívio com a família e amigos seja amenizada. Os interessados podem ligar para o número (21) 98315-8439, das 9h às 18h.

No Projeto “nova.idade”, que terá início dia 18 deste mês, os idosos terão aulas online sobre assuntos que costumam despertar o interesse da terceira idade, como alimentação saudável, jardinagem, atividades físicas, artes e moda.

Já o “60+Digital”, com previsão de início na última semana do mês, irá promover a inclusão digital por meio de videoaulas sobre o uso de redes sociais, e-mail, WhatsApp e outros recursos tecnológicos, de um jeito mais fácil e lúdico.

– Devido ao envelhecimento da população, há uma grande preocupação com a qualidade de vida na terceira idade. Acreditamos que é possível conquistar bem-estar, mesmo nesta fase de pandemia. Os projetos são para promover saúde e reduzir os impactos do isolamento social dos idosos cariocas – disse o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Júnior da Lucinha.

Todos os conteúdos dos projetos serão encaminhados para os idosos cadastrados e também oferecidos nas redes sociais da Secretaria. Quem ainda não se inscreveu pode enviar mensagem para (21) 96518-2106.