Secretaria de Educação de São Gonçalo inaugura Sala de Leitura homenageando a atriz Ruth de Souza

0
826

Nesta sexta-feira (24/07), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, em parceria com a ONG Afrotribo, inaugurou a Sala de Leitura e Conhecimento Ruth de Souza, no Condomínio Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome. A informação é do site da Prefeitura. O local já recebeu a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, a única que conta com aulas bilíngue de português-francês em São Gonçalo, e também a Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Margarida Maria Garcia de Araújo. Durante a cerimônia de inauguração, integrantes do Corpo de Ballet da AfroTribo apresentaram uma dança que emocionou os convidados. Representantes do Concurso Miss e Mister Ubuntu Beleza Negra, organizado pela ONG, também marcaram presença no evento.

A criação da Sala de Leitura foi batizada com o nome Ruth de Souza como forma de homenagear a grande atriz, que foi pioneira na sua profissão, considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz pela sua atuação no filme Sinhá Moça, no longa interpreta Sabina, que lhe deu a indicação para o Festival de Veneza em 1954, um dos mais importantes do mundo.

“É uma realização que trará bons frutos e tenho certeza que a maioria da população que vier ao local, poderá ver que o projeto ficou excelente e o melhor, irá atrair os adeptos à leitura e ao conhecimento. Só através da educação e cultura iremos combater a violência”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A Sala Ruth de Souza conta com brinquedoteca, gibioteca, computadores, sala de vídeo, espaço para lançamento de livros e reuniões, miniauditório com capacidade para 80 pessoas, atividades de canto, teatro, cinema e roteirismo, dança, painéis estudantis, libertação de livros, sarau, palestras e debates.

“É um ambiente funcional e confortável para levar o visitante a momentos agradáveis de conhecimento. O objetivo é resgatar o hábito de leitura nos cidadãos, alunos e visitantes em geral”, declarou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

O local recebeu ampla reforma recentemente para abrigar a Sala e proporcionar aos visitantes um lugar aconchegante para se buscar a leitura e poder mergulhar nas palavras e no entretenimento como forma de aprendizado.

A coordenadora da ONG Afrotribo e diretora da Sala de Leitura, Paula Dias, fez questão de ressaltar o momento. “Optamos por fazer um lugar onde as crianças e os visitantes tenham mais acessos às palavras, pois temos muito material para oferecer para quem vier fazer suas pesquisas, inclusive diversos livros com matizes africanas, entre eles estão Histórias Africanas, Nação Crioula e História dos Candomblés. Quero destacar a parceria com a Secretaria de Educação, que foi fundamental para a realização do projeto”, declarou a diretora.

“Como educador, tenho um enorme prazer de ver um espaço como esse, que irá irradiar cultura para tantas pessoas que necessitam. Penso que todos nós cada dia mais podemos melhorar o espaço, o bairro onde vivemos, criando bibliotecas, salas de leitura, pois desta maneira estaremos dando oportunidades para uma formação cultural, que fará a diferença na vida de cada um de nós”, disse Yuri Coutinho, 22 anos, conhecido no meio artístico como Funkístico, morador de Santa Isabel e modelo da ONG Afrotribo.

SERVIÇO:

Sala de Leitura e Conhecimento Ruth de Souza
Agendamento:
Telefone: (21) 96543-2189
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Dr. Porciúncula, 395 – Venda da Cruz – São Gonçalo.
Condomínio Residencial Venda da Cruz, (antigo 3º B.I.).