Sistema Fecomércio RJ firma parceria inédita com o Rock in Rio para apoiar as iniciativas socioambientais do festival 

0
250

O Sistema Fecomércio RJ (Senac RJ, Sesc RJ, Fecomércio RJ, IFec e IFeS), que já contribui para um mundo melhor por meio da educação, esporte, cultura, saúde e lazer, firmou parceria inédita com o Rock in Rio para apoiar as iniciativas socioambientais do festival. A instituição irá fornecer conteúdo educacional até 2023, além de aplicar ações sustentáveis durante o evento. 

 “Um evento como o Rock in Rio vai ao encontro dos valores do Sistema Fecomércio RJ. Fomenta a economia do Rio nos setores do comércio, turismo e serviços com geração de empregos formais diretos e indiretos. Estamos muito orgulhosos de fazer parte do maior festival de música do planeta levando ações de responsabilidade social e de educação profissional à Cidade do Rock.” – celebra Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ. 

A entidade, que aderiu ao Pacto Global da ONU, alinhando seus objetivos institucionais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030, estabelece sua primeira parceria oficial com o Rock in Rio para somar condutas para este propósito. A associação possui potencial capacidade de atrair investimentos e novos parceiros dos setores de comércio, serviços e turismo. 

 “Das 17 propostas de sustentabilidade da ONU, o Sistema Fecomércio RJ pode executar 11, como iniciativas de combate à pobreza, à fome, oferta de educação de qualidade, emprego decente e crescimento econômico, incentivo à igualdade de gênero, inovação, redução das desigualdades por meio da inclusão, saúde e bem-estar e, parcerias como esta, que geram meios de colocar as intenções em prática.” – completa Queiroz. 


Capacitação socioprofissional 

O Senac RJ e o Sesc RJ participaram da elaboração dos módulos das etapas Sonhar, Fazer Acontecer e Eu Faço do programa Rock U, iniciativa do Rock in Rio para formação e capacitação profissional para o setor de eventos. O Senac RJ irá subsidiar as mentorias dos CEOs do Rock in Rio fornecendo o conteúdo educativo específico de hospitalidade na trilha Fazer Acontecer, por meio de videoaulas gravadas por seus instrutores. Além disso, a instituição de ensino irá disponibilizar 1 mil vagas do Portal do Futuro a jovens que participarão deste programa, ampliando o compromisso de formar integralmente para os setores de eventos e entretenimento. 


Portal do Futuro 

O Portal do Futuro é um dos programas de Responsabilidade Social do Senac RJ e que atua junto a jovens com idades de 16 a 21 anos para transformá-los tanto no convívio social quanto prepará-los para a vida profissional. As unidades curriculares abordam as missões do programa: Ser pessoa, Ser cidadão, Ser profissional e Ser digital, que têm por objetivo ampliar a possibilidade de exercício consciente da cidadania. 

O Portal do Futuro também busca auxiliar a inserção destes jovens no mercado de trabalho ao ofertar formação profissional nas áreas de Gestão, Eventos, Turismo e Hotelaria. Para ingresso do aluno, além do limite etário, são considerados outros requisitos, como: cursar pelo menos o 1º ano do Ensino Médio e ter renda familiar per capita de no máximo dois salários-mínimos, para ser admitido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). 


Empregabilidade   

Uma das metas do plano de sustentabilidade do festival é contratar 10% dos trabalhadores de zonas de vulnerabilidade do entorno da Cidade do Rock. Algo diretamente alinhado aos programas já consolidados do Senac RJ: Portal do Futuro, Senac na Comunidade, Projetos Sociais e Programa Senac Gratuidade, através do Banco de Oportunidades, serviço que promove aproximação dos estudantes com o mundo trabalho. Essas frentes, promovem entre si um ciclo virtuoso de transformação e impacto na vida dos alunos, famílias e comunidades.   

Desta forma, por um lado, o Senac RJ disponibiliza aos atuais e ex-alunos destes programas, as chances de formação e vivências possibilitadas pela coparticipação no Programa Rock U, ampliando suas percepções, conhecimentos e preparo para atuação no setor de eventos. Por outro lado, potencializa suas chances de emprego ao direcionar as empresas credenciadas do Rock in Rio 2022 ao Banco de Oportunidades, sendo base de seleção de candidatos qualificados às vagas de emprego.   

 

Sustentabilidade 

O Sesc RJ será parceiro no projeto Rock U por meio de ações sociais e de desenvolvimento humano junto ao Espaço Favela, que inclui encontros que antecedem o festival e diálogos com os principais pensadores das comunidades. O Mesa Brasil Sesc RJ, programa de combate à fome e o desperdício por meio do aproveitamento integral de alimentos, irá promover ações de solução alimentar. 

Na área VIP haverá um espaço de ativação do IFeS (Instituto Fecomério de Sustentabilidade), com experiências imersivas para o público do espaço e iniciativas de reaproveitamento de materiais de consumo local como garrafas pet, copos plásticos, alumínio, vidro e embalagens Tetra Pak. O órgão é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos instituído pelo Sistema Fecomércio RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.  

Além, de gravar vídeos em 360° com templates do Sesc RJ que retratam cartões postais do Rio e de registrar fotos em espelho em led, os visitantes poderão cadastrar uma conta no ato da entrega do item retornável e receber valores que podem ser revertidos em créditos nas operadoras de telefonia, livraria Saraiva, concessionárias de energia elétrica e até recarga do RioCard.