Sistema Fecomércio RJ promove pelo quinto ano o Dia pela Integridade

0
118

O Sistema Fecomércio RJ realiza, no dia 17 de novembro, das 14h às 17h, o Dia pela Integridade, iniciativa que chega ao quinto ano reafirmando o compromisso da instituição com a ética, a transparência e a cultura de compliance. O encontro, que antecipa o Dia Internacional contra a Corrupção — celebrado em 9 de dezembro —, busca fortalecer a agenda de governança e integridade no ambiente corporativo e na sociedade, e acontece no auditório da Fecomércio RJ, na Rua Marquês de Abrantes, 99, no Flamengo. Inscrições em: https://bit.ly/DIA_PELA_INTEGRIDADE_2025.

Com o tema “Agir sempre da forma mais justa e correta”, o evento reunirá especialistas, gestores e parceiros estratégicos para debater boas práticas e reflexões sobre responsabilidade corporativa. Entre os convidados estão o ministro Jorge Messias, advogado geral da União, e o procurador do Estado de Sergipe, André Meira, que participam do painel “Integridade e Governança para uma Sociedade mais Justa”, mediado por Bruno Dubeux, procurador do Estado do Rio de Janeiro e consultor da Fecomércio RJ.

Outro destaque da programação é o painel “Liderança Feminina na Cultura de Integridade”, com a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês dos Santos Coimbra, e Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas, sob mediação da assessora de Responsabilidade Corporativa e Integridade do Sistema Fecomércio RJ, Sheila Aquino.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem por aproximadamente 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.