Teresópolis – Espaço do Empreendedor Individual Itinerante vai levar serviços aos bairros e ao interior

0
71

O Espaço do Empreendedor Itinerante vai levar até os moradores do município, em especial do interior, todos os serviços oferecidos pelo Espaço do Empreendedor e também o atendimento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As atividades vão acontecer em escolas municipais, seguindo as regras de prevenção e de combate ao contágio do coronavírus. O lançamento do projeto será nesta sexta, 17/07, às 9h, no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura.

Entre os serviços disponibilizados estão encaminhamento profissional; orientação sobre qualificação profissional online; orientação sobre licenças ambiental e sanitária; e solicitação de Carteira de Trabalho Digital e de Seguro-Desemprego. Também será possível se inscrever no Cadastro Único, se cadastrar para o ‘Bolsa Família’, agendar atendimento para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e, especificamente para moradores do interior, orientação sobre emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf/Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

De acordo com o cronograma, Pessegueiros e Água Quente, no 2º Distrito, Vieira, Bonsucesso e Sebastiana, no 3º Distrito, serão as primeiras localidades a receberem a ação. Na área urbana, o primeiro bairro atendido será São Pedro. Datas e locais serão divulgados essa semana.

O Espaço do Empreendedor Individual Itinerante integra o ‘Pra Cima Terê’, plano de retomada das atividades em Teresópolis devido à pandemia do coronavírus. Estão envolvidas no projeto as secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Agricultura, Fazenda, Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Social.

Espaço do Empreendedor

No Espaço do Empreendedor, o pequeno e microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias, ter orientações sobre pequenos negócios e buscar linhas de microcrédito. O trabalhador também tem um espaço dedicado a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo junto ao Espaço.

São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a Emater, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazem plantão no local. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O Espaço do Empreendedor, que fica no 1º piso da Prefeitura, é vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Renda.