Ícone do site Caminhos do Rio

Utilidade Pública – Campanha de Doação de Sangue em Volta Redonda

Reproduzimos, na íntegra, matéria publicada no site da Prefeitura de Volta Redonda, sobre campanha de doação do Banco de Sangue do município.

Link da publicação: https://new.voltaredonda.rj.gov.br/29-noticias-em-destaque/sms/2470-com-estoque-baixo,-banco-de-sangue-do-munic%C3%ADpio-precisa-de-doadores

 

 


COM ESTOQUE BAIXO, BANCO DE SANGUE DO MUNICÍPIO PRECISA DE DOADORES

Categoria: SMS
Publicado: 11 Março 2020
Última Atualização: 11 Março 2020


Para aumentar o estoque, o Banco de Sangue de Volta Redonda está realizando uma campanha para incentivar o aumento de doações.

O abastecimento ideal seria atingido se 30 pessoas fizessem a doação diariamente e, segundo a coordenadora da unidade, Rosimere Herdy Guedes Cardoso, houve uma queda de 30% no estoque. “Todos os tipos sanguíneos foram afetados, principalmente O-, A-, B- e AB-. Vale lembrar que a doação é um ato de amor e que cada doador pode salvar três vidas”, disse a coordenadora.

 

O intervalo mínimo entre doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres. “Os homens podem doar no máximo quatro vezes durante o ano e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses”, explicou Rosimere.

 

O sangue coletado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, o Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Idoso e o Cais Aterrado, da Rede Municipal de Saúde, e os pacientes do Programa Unacom, no Hinja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

 

O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explica que a coleta de sangue é rápida e um ato de solidariedade. “É importante que as pessoas compareçam ao banco de sangue de forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso. Ajude o nosso município a manter o número ideal de sangue”, solicitou o secretário.

 

O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista, Rua Nossa Senhora das Graças, número 235, bairro São Geraldo, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h. O telefone para contato é (24) 33394242, ramais: 235/236.

 

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

 

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

Sair da versão mobile