Websérie Firjan Novas Energias debaterá a regulação de projetos de eólicas offshore no Rio

0
494

A Websérie Firjan Novas Energias promove na próxima terça-feira (21/9), a partir das 10h, o debate sobre potenciais projetos de eólicas offshore no estado do Rio de Janeiro e a necessidade de regulação desses investimentos. Em parceria com o Consulado da Holanda, esta será a terceira edição do evento on-line sobre um tema que tem despertado mais interesse no olhar de investidores.

Conforme levantamento produzido pela federação, somente no estado do Rio foram anunciados cinco potenciais empreendimentos em fazendas eólicas offshore. Juntas, elas podem alcançar a capacidade instalada de mais de 15 GW, o que significa mais que dobrar o que existe instalado no mundo hoje.

Os empreendimentos mapeados estão localizados no norte do estado fluminense. São eles: Bosford Participações – Fazenda Eólica Offshore Ventos Fluminenses – 2,8 GW; Equinor – Parques Eólicos Aracatu I e Aracatu II – 2 GW cada, alcançando o litoral do Espírito Santo; Neoenergia – Complexo Maravilha – 4 parques com 750 MW cada; Ocean Winds – Parque Eólico Ventos do Atlântico – 5 GW; e Porto do Açu – Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu – 4 parques com 540 MW cada.

Regulação com regras claras

Para viabilizar a implantação dos projetos, há a necessidade de se estabelecer regras claras e um ambiente de negócios favorável. No caso do licenciamento ambiental, uma das etapas de qualquer empreendimento desse porte é a elaboração do estudo ambiental. No âmbito federal, o Ibama implantou um Termo de Referência (TR) Padrão para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de Complexos Eólicos Marítimos. A iniciativa contribui não só com a velocidade do andamento do projeto, mas também reduz risco para investidores.

A Firjan avalia ser necessário aprofundar o conhecimento das regulações como um todo, uma vez que projetos de fazenda eólica offshore têm sinergia com o ambiente de petróleo. “A energia produzida no ambiente marítimo, usando o vento como fonte, pode ser transferida e utilizada para plataformas que não têm mais capacidade de geração elétrica, por exemplo”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

Desta forma, o webinar discutirá as perspectivas dos projetos de eólicas offshore e a necessidade da regulação. Participarão do evento on-line: Raphael Moura, diretor da ANP; Sandoval Feitosa, diretor ANEEL; Niels Veenis, cônsul-geral adjunto e chefe do Setor de Energia – Brasil do consulado geral dos Países Baixos. Mediação de Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da federação, e Tatiana Lauria, especialista de Estudos Econômicos da federação. A transmissão será pelo Youtube da Firjan no link: https://youtu.be/eRkzGToQaSc .