West Shopping recebe exposição interativa gratuita “Sem medo de voar” 

0
936

Um trabalho de sustentabilidade e arte, que se expandiu para o tratamento de pessoas com transtornos mentais foi a inspiração para a exposição gratuita “Sem medo de voar”, que chega ao West Shopping. Os moradores da região vão poder conferir 12 asas em um espaço instagramável para fotos, todas confeccionadas por artistas plásticos e artesãos, além da participação de pacientes com transtorno mental que fizeram parte de oficinas terapêuticas de arte. O resultado deste importante trabalho ficará aberto ao público até 26 de agosto, no 2º piso do empreendimento, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingo, das 13h às 21h.

Sob curadoria da artista plástica Cida Mansur, especialista em sustentabilidade que trabalha com uma unidade de saúde mental chamada CAPS – Centro de Atenção Psicossocial que, por incentivo de muitos amigos que acompanhavam seu trabalho e comentavam que ela precisava deixar a mente voar, materializando toda sua arte com um trabalho que pudesse ser levado para outras pessoas, Cida, convidou amigos, artistas plásticos da Zona Oeste e criou o grupo Asas, expandindo o projeto para a unidade de saúde mental (CAPS), onde realiza oficinas terapêuticas. Logo, conseguiu parceria com o Galpão das Artes Urbanas da Comlurb para material artístico e ainda recebeu o apoio da marca South & Co e, com isso, conseguiu colocar em prática a exposição. Participam deste trabalho 11 artistas plásticos e artesãos, que criaram suas asas, todas de material reciclável. Na montagem das peças, rolos de papel higiênico, papéis, metais, tampinhas de garrafa, entre outros, que passam por transformação artística pelas mãos desses talentosos profissionais da arte.

A artista plástica ressalta que a exposição acabou se tornando ainda mais atual por conta do momento que o mundo vive. “Este período da pandemia nos levou a uma metamorfose idêntica às borboletas, e nós, como artistas plásticos e artesãos, que recebemos o dom da criação como num sonho, viajamos em nossa imaginação criativa, como nas asas de um pássaro, uma borboleta, um anjo, transformando em arte o que tínhamos nas mãos, com os materiais descartados. A mostra conta também com duas instalações: uma de Tsurus, representando a paz e a longevidade, e outra é um filtro dos sonhos, com os mais variados significados. Nosso desejo é que a exposição mexa com o íntimo dos visitantes, trazendo em todos o sentimento da liberdade de voar. Que muitos sorrisos possam ser alcançados”, comenta.

Para a gerente de Marketing do West Shopping, Andreia Pontes, este projeto é uma inspiração para que as pessoas possam ver a dimensão de possibilidades que existem para criar ações de forma sustentável. “Queremos incentivar a arte com propósitos. Que nosso público venha conferir este lindo trabalho, fazendo ótimas fotos, se entretendo com a exposição deste projeto que ajudou muitas pessoas”, finaliza a executiva.

Serviço:

Exposição interativa gratuita “Sem medo de voar”

Data: até 26 de agosto de 2021

Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingo, das 13h às 21h.

Local: 2º piso do West Shopping

Evento gratuito

Ficha técnica / Artistas participantes: Alexandre Lobão, Ana Iannibelle, Ana Martins, Sandra Cotegipe, Ary Menezes, Beth Queiroz, Caps Lima Barreto, Cida Mansur, Malu Ravagnani, Nirley Veloso, Vânia Cabral e Yara Silva.

O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3514-1040.