Secretaria Estadual de Trabalho auxilia trabalhadores durante período de distanciamento

0
587

O 1º de Maio deste ano tem um significado ainda importante para milhares de trabalhadores que estão lutando para ter direitos e auxílios preservados em meio à crise mundial causada pelo novo coronavírus. Para auxiliar os fluminenses, a Secretaria de Trabalho e Renda tem atendido pessoas que necessitam de seguro-desemprego neste período de isolamento social. A pasta estadual auxiliou cerca de 42 mil pessoas a receber o benefício oferecido pelo governo federal.

E para dar um suporte ainda maior a quem necessita neste momento, a secretaria também vai abrir, a partir de 11 de maio, as unidades do Poupa Tempo de Duque de Caxias, São João de Meriti e Bangu, assim como as unidades do Sistema Nacional de Empregos, localizadas no interior, para permitir que trabalhadores domésticos, trabalhadores com contratos temporários ou habilitados ao seguro-desemprego por medida judicial possam requerer o benefício.

– Estamos nos antecipando para garantir o atendimento a estes casos específicos para o requerimento ao seguro-desemprego. A covid-19 está trazendo inúmeras perdas para trabalhadores e empregadores. Não podemos deixar que o acesso a um benefício tão importante neste momento seja negado a qualquer trabalhador – destacou o secretário de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves.

As unidades vão funcionar em horário diferenciado, das 10 às 16hs, para o atendimento exclusivo dos casos em que o sistema exige o comparecimento a um posto de atendimento e desde que haja o prévio agendamento através do SAA – Serviço de Atendimento Agendado.

Saiba mais sobre as ações realizadas pela pasta em tempos de pandemia:

Economia Solidária

A Setrab, desde o dia 1 de abril, realiza uma grande ação on-line de cadastramento dos empreendimentos de Economia Solidária e seus trabalhadores no Rio de Janeiro num momento difícil para a economia fluminense.

O cadastramento e mapeamento da Economia Solidária é ainda uma ação estratégica, prevista no planejamento anual da Coordenação Estadual de Economia Solidária e Comércio Justo, apresentada em Audiência Pública, realizada pela Frente Parlamentar de Economia Solidária da Alerj no dia 6 de março de 2020.

Essa ação visa atender ainda os eixos do Plano Estadual de Economia Solidária, bem como a criação de um Sistema Estadual de EcoSol, previsto na Lei Estadual nº 8.351, de 01 de abril de 2019.

Podem efetuar o cadastro os empreendimentos e trabalhadores de Economia Solidária, dos segmentos de artesanato, moda, decoração, agricultura familiar, pescadores artesanais, produtores de orgânicos, processadores, hortelões urbanos, gastronomia, bebidas artesanais, cultura, serviços e outros, conforme previsto nos artigos 5 e 6 da Lei nº 8351/2019, inscritos no CADSOL (Cadastro Nacional de Economia Solidária).

Para empreendimentos acesse: https://forms.gle/SBzJVeRyRiDojCUY8

Para trabalhadores da Economia Solidária que pertencem a empreendimentos: https://forms.gle/P2g3EfLYkCPUqYPz8

Todo o processo de cadastramento é feito on-line, podendo ser realizado da própria residência do trabalhador e do responsável pelo empreendimento, sem a necessidade de deslocamentos. O cadastramento é realizado em caráter contínuo e permanente. Informações podem ser obtidas pelo e-mail para [email protected].

Parceria com a Bolsa de Gêneros alimenticios

E para facilitar as vendas de produtos provenientes da Economia Solidária, a Setrab tambem criou um canal de intermediação, visando o encontro dos Empreendedores com a Bolsa de Gêneros Alimentícios. Interessados em ter mais informações devem enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o telefone (21) 98018-1559.