Concurso de Marchinhas  2023 – Degase/Dicel

0
374

Na última quarta-feira (15/2), a Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Degase realizou a final de mais uma edição do seu “Concurso de Marchinhas”, este ano com o tema “Rio 40º Graus Cidade Maravilhosa da Beleza e da Paz”.

Destinado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no órgão, o objetivo do concurso cultural é de estimular a criação lúdica, valorizar a cultura do carnaval e da história do Brasil. Pelo regulamento, as composições precisavam apresentar letras inéditas, porém poderiam ser usadas melodias e ritmos de marchinhas já consagradas.

Com a criação das músicas de acordo com a temática proposta, a equipe da Dicel aposta, mais um ano, em disseminar o conhecimento sobre a cultura popular, além de dar visibilidade aos talentos do Departamento e promover a integração entre adolescentes e servidores que participaram das atividades. As unidades participantes enviaram os vídeos com a apresentação de cada marchinha para que fossem escolhidas as QUATRO melhores pela comissão julgadora.

A apuração final aconteceu no espaço da DICEL, no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) e a comissão julgadora foi composta por , servidora da DICEL Mere Barreto, Gestor da Gerpro Luiz Tirre Freire o servidor e assessor da Dicel; Renato Baptista, em apoio os servidores Felipe Brainer e Francisco Gilberg ; OS CONVIDADOS ESPECIAIS e parceiros institucionais e experiência em mesas julgadoras; Marcelo Estrella ( membro do Conselho Internacional de Dança-UNESCO/Coordenador do Ponto de Cultura Urbano e fundador da primeira Escola de Danças Urbanas do Brasil “Escola de Dança Marcelo Estrella), Rodrigo Silva (Professor de Dança de Street dance e Jazz Contemporâneo) e a outra avaliadora a Professora de Dança Stiletto e Street Dance, Wuinie Adelaide; e nobre trabalho do apurador dos pontos, o servidor do Degase Wanderley Oliveira. A iniciativa contou ainda com o apoio e cobertura do projeto cultural Caminhos do Rio (www.caminhosdorio.net/site/), além da cobertura completa da TV Degase.

Os quatros primeiros lugares na disputa foram:
4º lugar – Criaad santa Cruz- Marchinha ‘Rio Cidade da Paz.
3º lugar – Criaad Macaé – Marchinha “Marchinha”.
2º lugar – Cense Dom Bosco – Marchinha “Família Barão”
1º lugar – Unidade Feminina PAC GC – Marchinha “Alah-La-Ô-Ô balancê balancê”.

Os vencedores receberão os trofeús e brindes da premiação em suas respectivas unidades socioeducativas.

Segundo o diretor da Dicel, Alexander Martins, o concurso deu a oportunidade aos envolvidos de conhecer e pesquisar sobre músicos e marchinhas consagradas na história do carnaval, além de refletir sobre um tema tão fascinante – o contraste do nosso Rio.

– Com essa iniciativa valorizamos a cultura popular, além de mobilizar socioeducandos e profissionais para pesquisar, refletir e levar a entender as belezas e da rica cultura que o nosso estado tem apesar de todos os problemas estruturais. enfatizou o diretor.