Ciência e Tecnologia faz parceria com escolas de samba para combater covid-19

0
576

Em uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as escolas de samba do Rio de Janeiro vão convocar integrantes das comunidades e seus familiares para responderem o questionário digital lançado, neste mês, para descobrir as subnotificações do novo coronavírus.

O questionário foi elaborado por cientistas da Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19, sob coordenação da Secretaria e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Disponibilizado pelo link bit.ly/indicarcovid19, o formulário leva apenas 2 minutos para ser respondido e solicita informações sobre contato com infectados, sintomas da Covid-19 e a localização dos casos.

O preenchimento não é obrigatório, mas a adesão em massa é de fundamental importância para o avanço de pesquisas e para que o Estado possa agir de forma mais assertiva, com base nos dados que são levantados em tempo real, formando assim, um mapa com os casos de infectados geoposicionados por CEP.

À frente do projeto está a professora Maria Isabel de Castro Souza, subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação. Segundo ela, o estudo, além de ser primordial para a ação pública mais efetiva, também trabalha a prevenção.

– Quanto maior o número de ações preventivas identificando esses casos que são até então invisíveis, melhor será para o direcionamento do poder público nas medidas em prol da sociedade – disse a subsecretária.

A base digital do levantamento é 100% segura e informações pessoais não serão divulgadas. Quanto maior o número de formulários preenchidos, melhores os resultados para estudos e para a obtenção de um panorama real das subnotificações.