Dia da Mulher será celebrado com oficina de levantamento de peso, no Parque Olímpico

0
91

Nesta sexta-feira, 8 de março, a Secretaria Municipal de Esportes preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Uma oficina gratuita de levantamento de peso olímpico, voltada para o público feminino, será realizada na Arena 2, no Parque Olímpico da Barra. Para participar da atividade é preciso ter mais de 15 anos. O evento acontecerá em dois horários: 10h às 12h e 15h às 17h. 

A oficina será ministrada pelo treinador Diego Teixeira e contará com a presença das atletas olímpicas Amanda Schott e Laura Amaro. Laura conquistou o bronze no levantamento de peso feminino categoria 81kg nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Ela e Amanda fazem parte do Time Rio, parceria da Prefeitura do Rio com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que apoia os esportistas de alto rendimento. O projeto beneficia 60 atletas, sendo 36 olímpicos e 24 paralímpicos, com uma bolsa de cerca de R$ 8 mil dada pela Prefeitura do Rio. 

– Queremos propor ao público uma atividade diferente neste Dia da Mulher, quebrando barreiras e mostrando que todas são bem-vindas no esporte. Temos a honra de ter atletas profissionais de levantamento de peso olímpico treinando no Parque Olímpico, como a Laura e a Amanda, e essa oficina será um sucesso – afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Na oficina, as mulheres aprenderão mais sobre o levantamento de peso, e sobre os principais movimentos, o arranco e o arremesso. Formado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pós-graduado em levantamento de peso pela Unisaúde Educacional, Diego Teixeira começou a dar aulas voltadas para o alto rendimento em 2018. O treinador explicou que a oficina ensinará o passo-a-passo do esporte e espera quebrar o bloqueio que algumas pessoas têm com a modalidade.

– A gente inicia a clínica sem peso, para as pessoas não se assustarem e irem se adaptando a modalidade, aprendendo as posições. O maior bloqueio está na mente da gente e essa é uma oportunidade de aprender coisas novas. O levantamento de peso tem muitos benefícios e gera muitas oportunidades, não só no ambiente competitivo, como também na preparação física, na saúde e qualidade de vida – afirmou o treinador.

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas no balcão da Arena 2, de segunda a sexta, das 10h às 11h e das 15h às 16h, ou pelo Whatsapp (21) 999779931. A Arena 2 fica localizada dentro do Parque Olímpico, na Av. Embaixador Abelardo Bueno – Barra da Tijuca.