Edital “100 anos de Darcy Ribeiro” divulga resultado e abre exposição na Biblioteca Parque Estadual

0
85

O resultado do edital “100 Anos Darcy Ribeiro” foi divulgado nesta segunda-feira (23), durante cerimônia realizada na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, premiando cinco propostas com o valor de R$ 50 mil cada. O evento contou ainda com a inauguração oficial da exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista brasileiro, que ficará aberta para visitação até o dia 3 de março.

Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas de produtores culturais fluminenses, todas envolvendo a figura, a vida e a obra de Darcy. A representatividade foi um dos critérios utilizados no processo de seleção e refletiu no perfil dos candidatos às vagas, uma vez que 94,2% dos projetos inscritos contavam com mulheres; 78%, com negros; 61,3%, com representantes LGBTQIA+; e 15,7%, com pessoas com deficiência. Outros 42 tinham indígenas dentro de sua equipe.

Um dos cinco projetos contemplados foi o espetáculo teatral “Cartas de Darcy”, do grupo Poeira da História. Na peça, Darcy acorda de um sono profundo e se pergunta: “Em que ano estamos?”. Ao se deparar com as informações, ele precisa lidar com um novo país e decide escrever cartas ao Brasil de hoje.

Os outros projetos vencedores foram “Cortejo Favela – Os Brasis de Darcy”, “Darcy Ribeiro do Brasil – Um Documento Narrado”, “Mural Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro” e “O Brasil de Darcy Ribeiro para Crianças”. 

O conjunto de ações, incluindo edital e exposição, está sendo realizado pela Muriqui Cultural, em coprodução com a Zucca Produções, apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Nova exposição apresenta cronologia de Darcy

A exposição “100 anos Darcy Ribeiro” ficará em cartaz de 23 de janeiro a 3 de março, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), que fica no segundo andar da Biblioteca Parque Estadual, em uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do polivalente Darcy. Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro receberá uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmitirá extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Exposição “100 anos Darcy Ribeiro”
LOCAL: Biblioteca Parque Estadual – Rua Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro
VISITAÇÃO: De 23 de janeiro a 3 de março de 2023
Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail (agendavisitabpe@cultura.rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 2216-8501.
Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.