Exposição sobre vida e obra de Zeca Palácio na Casa Paulina Porto em Itaboraí

0
284

A Casa Paulina Porto, no Centro de Itaboraí, apresenta, até o dia 14 de setembro, a exposição “Vida e obra de Zeca Palácio”, que retrata a história do ator e diretor José Luiz Colobini Palácio, conhecido como Zeca Palácio. A mostra gratuita é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI).

A exposição conta com itens de iconografia e material textual em tributo à memória de uma vida dedicada ao teatro, à fé e à formação de gerações de atores e atrizes itaboraienses. Natural do Espírito Santo, o ator e diretor Zeca Palácio veio para Itaboraí ainda criança, sendo servidor público municipal por mais de 36 anos, atuando principalmente no Teatro Municipal João Caetano e na Casa do Artista José Augusto Zangrandi.

Falecido em 2020, o artista deixou um grande legado para a história e memória do teatro em Itaboraí. Seu acervo foi doado ao IHGI em 2022 pela família, e integrado ao Arquivo Histórico da instituição. 

A mostra conta também com um vídeo produzido pelo IHGI com relatos de familiares, amigos e artistas do município de Itaboraí, que falam um pouco sobre a vivência com o artista. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI), Deivid Antunes, afirmou que o legado deixado por Zeca Palácio ficará marcado para sempre na história do município.

“Essa exposição busca perpetuar a memória de Zeca Palácio que deixou um legado marcante na história do município e para os artistas de Itaboraí. É sempre bom contar com essa parceria com a Secretaria de Cultura, que abriu esse importante espaço cultural por um mês para expor as obras e contar a história de Zeca Palácio”, afirmou Deivid.

A Casa Paulina Porto fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, no Centro.

 

Serviço

Exposição “Vida e obra de Zeca Palácio”
Data: até o dia 14 de setembro
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Casa Paulina Porto (sede da Secretaria de Cultura)
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 431 – Centro – Itaboraí