Feira Afro Rena e Concurso Miss Beleza Negra 2023 no Renascença Clube

0
475

Nos dias 29 e 30/07, das 13h às 22h, acontece no Renascença Clube a Feira Afro Rena (FAR) que celebra o “Julho das Pretas”, comemora o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher  Negra”. Ainda, homenageia a “Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha” e os 60 anos em que a primeira mulher negra, Vera Lúcia Couto, representando o Renascença Clube, venceu o concurso de Beleza Miss Guanabara. 

O Renascença é espaço histórico de resistência e valorização da identidade negra. Local de  representatividade do povo negro que fortalece a luta antirracista e valoriza a diversidade nas manifestações culturais. Por isso, no fim de semana, a Feira Afro Rena vai promover o reencontro da população com as raízes africanas. Já na disposição das 20 barracas, os visitantes vão se remeter ao mercado ancestral africano, onde terão contato com a arte e cultura, moda, mercado de trabalho, culinária, beleza/bem-estar e empreendedorismo, através de estilistas de moda afro, chefs de cozinha afro, artesanato em madeira. 

Paralelamente à FAR, muitas atrações. Vale conferir. Dança afro, black music, rodas de conversa sobre gastronomia e moda/beleza negra, desfile de moda, oficina de turbantes, desafio entre rappers e muita gastronomia afro. Show com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Lançamento oficial do samba enredo “Quilombo Urbano da Resistência Negra”, da Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí para o Carnaval de 2024. De autoria de  Fábio Batista sob a batuta do carnavalesco Iuri Nascimento, esse samba conta a história do Renascença Clube resgatando a sua memória e ancestralidade. E para fechar com chave de ouro, o grupo Barraco de Pau. Nos intervalos, a festa fica por conta dos DJs Lones e Negueht Brazil, oriundo dos bailes do subúrbio, ex-dançarino da música charme. Negueht se interessou pela arte de discotecar inspirado no criador do movimento, DJ Corello. Negueht Brazil é mais um punho serrado do movimento black. 

No dia 30/07, acontece a final do concurso Miss Beleza Negra 2023, que vai eleger a mais bela representante da beleza afro-brasileira. E nessa seara, o Renascença Clube fez história. Nos anos 1960, o Clube quebrou tabus, preconceitos e paradigmas na sociedade carioca lançando o Concurso de Miss que reunia belas mulheres que marcaram época e são lembradas até hoje. Vera Lúcia Couto dos Santos, por exemplo, foi a primeira negra que venceu o Miss Guanabara/1964. O concurso Miss Beleza Negra/2023 é uma iniciativa do Grupo Palco dos Mil Sonhos (GPMS) e conta com as parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial (CEDINE-PIR) e do Renascença Clube, sob a coordenação de Leônidas Lopes (GPMS), Luiz Eduardo – Negrogun (CEDINE-PIR) e João Carlos Martins (Renascença Clube). Após 3 seletivas, 17 finalistas vão concorrer ao Miss Beleza Negra/2023, sob os olhares vigilantes de Milton Cunha, Isabel Filards, Dra. Ivone Caetano, Jorge Coutinho, Vera Lúcia Couto (1ª Miss Guanabara negra), entre outros. Além deles, o público vai poder votar através da internet. A votação já começou e termina no dia 30/07, às 18h. A candidata com mais votos receberá 1 voto como voto de júri popular. 

Link para votação:

https://linktr.ee/renacultural?fbclid=PAAaYn91PagyxeLxaNLdET17fZaSu4gw3uAgWAFtwgYZdHj2AZ9aDUckFYk2o_aem_ARUxW3lVKWWXx00o6x253V3X1A5VTxqTUq3EJKli3xTaxVdg1XZ8R3LfodDyhJjXnlE

Há 30 anos, o Concurso Miss Beleza Negra é realizado pelo GPMS, um grupo de teatro cultural e artístico que projeta a autoestima negra conquistando mais espaço, atenção e oportunidades para mostrar e desenvolver talentos fazendo com que jovens realizem os seus sonhos em qualquer área. Todos os cursos livres oferecidos são gratuitos. Também participam do evento deste fim de semana, jovens assistidos pelo Projeto Cidadania & Arte, do  DEGASE 


Imagens: Rodney Delphino.


Serviço: 

Feira Afro Rena – Moda e Beleza Negra – Economia Criativa – Cultura Afrocarioca

Dias: 29 e 30/07

Hora: 13h às 22h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí – Rio de Janeiro)

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

ENTRADA GRATUITA