Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais: uma festa de sabores, cores e arte de todo o mundo

0
222

Um encontro de nacionalidades recheado de sabores, artes e cores estampadas em roupas, objetos de decoração e acessórios, em peças originadas de vários países da África e América Latina. Assim foi a terceira edição de 2023 da Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, realizada pela Secretaria Municipal Especial de Cidadania, nesta quarta-feira, dia 26 de abril, na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

Em exposição, 20 barracas com empreendedores de diferentes nacionalidades, como: Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Congo, Cuba, Senegal, Peru e Venezuela, e que residem nos mais diversos bairros da cidade, como Jacarepaguá, Méier, São Gonçalo, Campo Grande, Brás de Pina, Santa Teresa, Leme, Copacabana e Centro do Rio.

Entre os serviços ofertados, roupas com estampas exclusivas e a preços acessíveis, objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e belas peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê.

Outro destaque do evento foi a gastronomia e seus vastíssimos sabores oriundos dos mais diversos países. Os empreendedores oferecem lanches, petiscos, sobremesas e comidas típicas, como empanadas e alfajores argentinos, frutos de mar à moda congolesa, arepa e cachorro quente à moda venezuelana, que pode incluir frango ou carne, bolos negritos (brownies) e biscoitos polvorosas (amanteigados) e catalina (à base de melaço), além da saborosa limonada natural da Colômbia.

O secretário municipal de Cidadania Renato Moura ressalta a importância de dar visibilidade e oportunidades para a população de refugiados e imigrantes residentes no Rio. “A Feira é um espaço de integração e geração de renda. A proposta é realizar mensalmente na sede da Prefeitura e também percorrer outros bairros da cidade”, afirma o secretário.


Fotos: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio