Livro “Enquanto Olho o Cardápio” traz histórias de relacionamentos por aplicativo

0
766

Atualmente, quando se chega em um restaurante, é possível escolher a refeição preferida na tela do celular, por meio de um cardápio em QR Code. De uns tempos pra cá, com a tecnologia falando cada vez mais alto, não é muito diferente escolher um parceiro amoroso por meio de um aplicativo. Aliás, uma das formas mais rápidas e práticas de se conhecer alguém é justamente entrar em um aplicativo de relacionamento. Há vários no mercado: Tinder, Badoo, Happn, Inner Circle, Bumble, Grindr, entre outros. E a lista de opções de homens e mulheres que fazem parte do “cardápio” é bastante extensa. 

Não por acaso, uma recente matéria do New York Times replicada pelo O Globo (encurtador.com.br/fmpw0), sobre os 10 anos do aplicativo Tinder, usuários relatam esgotamento mental causados pelas buscas infrutíferas, ao mesmo tempo que 12% dos americanos se casaram ou tiveram um relacionamento sério com alguém que conheceram pelo aplicativo. Sob esta ótica, o uso destas ferramentas vem provocando um momento de reflexão coletiva sobre como elas remodelaram não apenas a cultura do namoro, mas também a vida emocional de quem os utiliza. 

Aqueles que são atraídos para este mundo veem, na palma da mão, a possibilidade de encontrar o crush perfeito depois de alguns cliques. Cada um vai procurar aquilo que está buscando, seja um amor, um bom sexo, um bate-papo à altura, um visual atrativo ou aquela tão sonhada afinidade. Não há regra. 

“Enquanto Olho o Cardápio”, segundo livro de ficção da advogada e psicóloga Ana Rebello, ilustra a trajetória de um homem recém-separado, no auge da sua liberdade. Após a ruptura de um casamento longo, tudo que ele quer é aproveitar as vantagens de ser solteiro, O celular é o melhor amigo do personagem Santarrozza, que, através de um aplicativo de relacionamento, conhece vários tipos de mulheres.

A história aborda o assunto de maneira leve e bem-humorada, mas sem deixar de introduzir críticas subliminares à forma de se relacionar na atualidade. Mas por que contar uma história sobre relacionamentos que tem origem em aplicativos? Segundo Ana Rebello, as pessoas buscam praticidade e facilidade também na hora de se relacionar, e, para isso, nada melhor que os aplicativos, já que estão à mão de qualquer um que decida se aventurar. Ela acha importante falar sobre isso e refletir sobre o quanto as relações podem estar se tornando descartáveis e superficiais e o quanto a variedade dos vínculos pode ser diretamente proporcional à sua fragilidade. 

O protagonista, Santarozza, um homem de meia-idade que acabou de se separar vê nesta nova fase de vida a possibilidade de uma grande tacada de mestre. Ao mesmo tempo que se depara com problemas do dia a dia no relacionamento com o filho e a ex-mulher, segue à procura de uma mulher que atenda seus padrões de exigência – mas sem contar com o imponderável que o leva a tomar decisões que não estavam no horizonte. A leitura do livro promoverá adjetivos para o personagem, já que ele fica entre cruz e a navalha, passando por aspectos morais e sociais.

“Eu tentei retratar de uma forma leve e divertida um tema que está muito em voga, que é o romance por meio de aplicativos. Porém, há uma crítica implícita na narrativa. Parece que estamos vivendo uma era de relacionamentos superficiais e que a ferramenta, embora seja muito útil, também pode ser mal utilizada, principalmente quando falta transparência e honestidade de parte a parte. Talvez no afã por atingir a tão almejada ‘quantidade’, esteja se perdendo a chance de viver relações de qualidade. No mínimo, acho que vale a reflexão.” ,diz.

Ana Rebello confidencia que esse livro tem por base experiências reais de amigos conhecidos e da própria experiência em aplicativos de relacionamento. “Eu fiz pesquisa de campo, conversando com homens aleatórios em aplicativos, revelando sobre o meu livro e perguntando sobre táticas de conquista e suas vivências por meio destes aplicativos, recebendo muita colaboração espontânea”, diz.

O fato de ser psicóloga a ajudou na construção do protagonista. Por ser uma narrativa em primeira pessoa, Ana Rebello teve que se transportar para o universo masculino, tentando gerar conexão com o leitor e com o cuidado de não transformar o personagem em uma imagem caricata. Alguns outros fatores pessoais serviram de referência, como a experiência da separação, que contribuiu de alguma forma para a construção da narrativa, mas o livro não relata qualquer experiência específica da autora.

Ana Rebello dá um spoiler: “Santarroza representa o clássico cinquentão que acaba de se separar e que se depara com a facilidade da tecnologia dos aplicativos de relacionamento. Ele fica deslumbrado com a diversidade de mulheres à disposição e, enquanto foge de um compromisso sério, vive situações inusitadas e divertidas, nem sempre com um desfecho previsível”.

 

O livro sugere algumas indagações: É possível realmente ter um encontro de almas através de aplicativos de relacionamento? Como saber que a pessoa com quem você está se relacionando não é uma grande furada? O formato on-line permite detectar a honestidade das emoções? Como desconfiar de alguém que tem lábia e nem sempre cumpre a sua palavra? Inclusive crimes têm acontecido, o que deixa alguns “usuários” em alerta. A verdade é que o contato virtual tem sido um forte aliado contra a solidão. São muitas perguntas à procura de respostas.


“Enquanto Olho o Cardápio”

Autora: Ana Rebello

Gênero: Ficção – Romance

Formato: (largura x altura): 14 X 21

Páginas: 268

ISBN: 978-85-518-4374-1

Preço de capa: R$ 53,00

Editora: EDITORA AUTOGRAFIA

 

Serviço:

“Enquanto Olho o Cardápio” – Ana Rebello

Data de lançamento: 29 de setembro de 2022

Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon – RJ

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290

Horário:  19h

Editora: Autografia

Classificação: Livre