Mostra Henfil 80 anos em Maricá

0
103

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e do Cine Henfil, tem o prazer convidar a todos para a Mostra Henfil 80 anos. Os filmes selecionados trazem um panorama sobre a sua vida e obra. Antes de cada filme exibido na mostra será feita uma curta apresentação sobre o homenageado.

Nascido em 5 de fevereiro de 1944, em Ribeirão das Neves (MG), Henfil foi cartunista, quadrinista, jornalista e escritor. Trabalhou e colaborou com diversas revistas e jornais, criando caricaturas políticas e charges esportivas. Sempre antenado com as questões sociais do Brasil. Em 1969, começou a colaborar com o Jornal do Brasil e O Pasquim. Nesses veículos seus personagens (alguns deles estão estampados nas paredes do Cine Henfil) ganharam grande popularidade. Henfil foi um dos artistas que sentiu a “mão nefasta” e repressiva da ditadura militar (1964-1985), mas que não se deixou calar. Sua arte, através dos personagens: Fradim, Bode Orelana, Graúna, Zeferino, dentre outros, seguiu denunciando e refletindo as mazelas do país, sendo fortemente perseguido por isso.

Com o intuito de facilitar o acesso do público, o Cine Henfil, conta com um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Todos os filmes em cartaz estão à disposição através do link: https://cecip.vendabem.com/compra_ingresso_online_new/?filial=001

Para garantir seu ingresso gratuito, basta entrar no link, escolher o filme e reservar seu assento. Não esqueça de chegar um pouco antes da sessão começar para validar seu ticket.

 

Confira a programação:

Dia 02 (sexta-feira)

            19h – Henfil – O documentário vai revelar narrativas paralelas que apresentam a vida do cartunista e ativista, Henrique de Souza. O filme explora um movimento de descoberta  do  personagem  junto  aos  jovens  a  partir  de  uma  turma  de animadores que tenta trazer o trabalho de Henfil para os dias atuais. Juntam-se à s descobertas feitas, a partir dos depoimentos de amigos, revelações sobre a maneira como o artista usou seus desenhos como um aparato para “driblar” a censura política e também como um recurso para lidar com sua saúde frágil, causada pela hemofilia, e expor sua inquietação criativa. Classificação 14 anos.

 

Dia 03 (sábado)

15h – Esqueceram De Mim Ii – Perdido Em Nova York – Kevin se vê novamente sozinho, quando em vir3tude de uma confusão no aeroporto que fez com que ele ao invés de embarcar com a família para a Flórida partisse sozinho para Nova York. Mas como tinha o cartão de crédito do pai, ele se hospeda no melhor hotel da cidade, mas também encontra os dois ladrões que tinha enfrentado no passado e que agora planejam se vingar dele. Classificação 10 anos.

17h – Henfil

18:15h – Conversa Com A Diretora Angela Zoé

19h – Três Irmãos De Sangue – A vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, mostrando como seus atos se envolveram com a história cultural, política e social do Brasil na 2ª metade do século XX. Classificação 14 anos.

 

Dia 04 (Domingo)

15h – De Volta Para O Futuro (dublado) – Um jovem aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe, antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. Classificação 12 anos.

17h – Tanga (Deu No New York Times?) – O filme se passa em uma miserável ilha do Caribe chamada Tanga, com uma população de 99% de analfabetos. O ditador que tem o poder no local destituiu toda a imprensa, e recebe diariamente um único exemplar do jornal New York Times para se informar. Ele só acredita no que o jornal publica. Depois de lido, cada exemplar é incinerado para evitar que caia nas mãos de sete grupos guerrilheiros que acreditam que, ao ter a posse do jornal, conseguem ter o poder sobre toda a ilha. Classificação 12 anos.

19h – Três Irmãos de Sangue