No ‘Mês da Consciência Negra’, o guitarrista Robertinho De Paula faz homenagem em show a compositores negros da música instrumental

0
163

O músico Robertinho De Paula, nascido em Bangu, morador de Madureira, com fama internacional se apresenta até dezembro, toda quinta-feira, no Bar Santa Saideira, em Santa Teresa. Próxima apresentação no dia 23/11.

O guitarrista antes de voltar à Itália em janeiro para mais uma turnê musical, aproveita o Mês da Consciência Negra para lembrar trabalhos importantes de músicos internacionais e brasileiros como seu pai, o já falecido  Irio De Paula, além do percussionista Robertinho Silva, Milton Nascimento, Horace Silver, Thelonious Monk e muitos outros..

O show tem produção de Mauro Cleverson. O instrumentista estará acompanhado por Alexandre Berreldi (baixo acústico) e Helbe Machado (bateria).

 

Robertinho De Paula 

Doze CDs gravados na Europa, apenas um no Brasil. De Bangu para o mundo, o músico vive entre o Brasil e a Itália.  De Paula participa com regularidade nos principais festivais de Jazz do planeta: Guitar Master e Brazilian Exploractive (Alemanha), Ecojazz Festival e Peperoncino Jazz Festival (Itália), Jazz in Sud de France (França),  Roma Jazz Festival e San Marino Jazz (República de San Marino ), só para citar alguns.

 

Irio De Paula

Irio Nepomuceno de Paula mais conhecido como Irio De Paula (Rio de Janeiro, 10 de maio de 1939 – Roma, 23 de maio de 2017[1]), foi um cantor, compositor e violonista brasileiro, radicado na Itália. Músico autodidata, inicialmente era membro do grupo Brasil 40 Graus, com o qual gravou um álbum homônimo em 1966. Chegou na Itália nos anos 70, acompanhando Elza Soares em turnê, e lá colaborou, como músico de sessão, com Chico Buarque na gravação do disco Per un Pugno di Samba. Em 1973 escreveu a canção “Criança”, que fez parte do filme L’ultima neve di primavera.

Com o seu violão, acompanhou vários artistas famosos, entre os quais destacam-se Sérgio Mendes, Elza Soares, Baden Powell e Astrud Gilberto.

Ao longo da carreira gravou mais de cinquenta discos, em várias formações e a solo. Colaborou com outros artistas, entre os quais Gato Barbieri, Chet Baker, Tal Farlow e Archie Shepp. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Irio_De_Paula)

 

“Santa Saideira” de cara renovada

Há quase 25 anos o bar e restaurante é propriedade de Ana Porto, nascida e criada em Santa Teresa. Animada com as apresentações da música instrumental neste mês ela comemora com o público o aniversário do espaço em 20 de novembro.

 

 

SERVIÇO

DIA: 23/11, às 21h

Show do guitarrista Robertinho De Paula.  Todas as quintas-feiras até dezembro.

Músicos: Alexandre Berreldi (baixo acústico) e Helbe Machado (bateria)

Temporada com apresentações toda quinta-feira até dezembro.

LOCAL: Santa Saideira           

ENDEREÇO: Rua Progresso, 5 – Largo das Neves/Santa Teresa, RJ

TELEFONE: (21) 99339-5688

DURAÇÃO: 1h30

CAPACIDADE: 100 lugares

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 anos

ENTRADA FRANCA – sujeita a lotação