Obra da poetisa Ana Cristina Cesar é tema de espetáculo do Arte em Cena, do Sesc RJ

0
121

O Sesc RJ exibe nesta quinta-feira (19/8), às 19h, no seu canal do YouTube (/portalsescrio), “Ana C.”, espetáculo estrelado pela atriz Laura Nielsen e que transpõe para os palcos virtuais a obra da poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983), um dos ícones da poesia marginal. A apresentação será sucedida de um bate-papo entre a atriz e Heleine Fernandes, pesquisadora literária especialista na obra de Ana Cristina César.

Com codireção de Thaís Grechi, o solo é ambientado no apartamento de Laura no bairro do Catete, Zona Sul do Rio, e traz no enredo o próprio processo de criação da dramaturgia que coincidiu com a mudança da atriz para o novo endereço. O caos vivido nesta mudança, em plena pandemia, e o reencontro da atriz com arquivos, cartas e diários pessoais foram registrados em vídeo e acabaram sendo incorporados no espetáculo num entrelaçamento entre vida e obra que marcam também a poesia de Ana Cristina Cesar.

O resultado é uma peça que faz uso da metalinguagem intercalando momentos executados ao vivo e outros previamente gravados, tendo como conteúdo um texto com características semelhantes à obra da poeta marginal: repleto de questões existenciais e reflexões sobre o próprio ato de escrever. O tom confessional também vai ao encontro da obra da homenageada, caracterizada por escrever em formato de cartas, diários e anotações breves, o que trouxe para a sua poesia um aspecto intimista e autobiográfico.

O espetáculo “Ana C.” integra a programação do Arte em Cena, projeto em que o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais e plataforma digitais. O vídeo ficará disponível no YouTube do Sesc RJ.

SERVIÇO

Espetáculo “Ana C.”

Projeto Arte em Cena do Sesc RJ

Dia 19/8/2021 – 19h

Duração: 40 minutos

Gênero: Drama

Classificação etária: 14 anos

Link direto da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=ggybWiEhLLU