Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta matinê com “O Mágico de Oz”

0
769

Para quem já assistiu ao clássico “O Mágico de Oz”, basta citar a música “Somewhere Over The Rainbow” para revivermos a cena de Dorothy interpretando a canção no mágico universo de Oz. Marco do cinema mundial, a obra ganhou uma versão sinfônica da Orquestra Petrobras Sinfônica que vai ser disponibilizada pela primeira vez na íntegra, gratuitamente em seu canal do YouTube, dia 19/04 às 16h, através do link http://www.youtube.com/c/OPESinfonica, para que as famílias possam curtir da sala de casa.


O concerto, inspirado na fábula do escritor L. Frank Baum, faz parte da série “Em Família” e foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2019, em celebração ao mês dos pequenos. Ele conta com regência de Felipe Prazeres e participações da soprano Juliana Franco, que já dublou filmes infantis como “Anastácia” e “A Era do Gelo”, e do barítono Marcelo Coutinho, que emprestou sua voz para clássicos dos anos 1990 como “A Bela e a Fera” e “Aladdin”.

A combinação entre música clássica, crianças e adolescentes pode soar estranha de início, mas estudos confirmam que a música erudita potencializa a memória, a criatividade, o raciocínio e a coordenação motora. O chamado “Efeito Mozart”, registrado pelo neurologista norte-americano Gordon Shaw, nos anos 1990, foi uma das teses que mais difundiu globalmente a relevância de implementar a música clássica desde a infância. Cultivar esse hábito pode ajudar a estabelecer disciplina, concentração e organização, que terão grande importância na fase adulta. A Petrobras Sinfônica tem uma programação especial para as crianças, como a “Série Em Família”, o “BeBeethoven”, concebido para toda a família, e especialmente voltado à primeira infância, e a “Série Concertinho”, que apresenta compositores clássicos com uma roupagem voltada para criança, entre outros.


Como forma de levar entretenimento e leveza para os dias de isolamento, além de ser uma maneira de estar mais próxima do seu público, a orquestra vêm realizando diversas ações, no intuito de promover a cultura e colaborar com o isolamento social para frear a proliferação da Covid-19.


Petrobras Sinfônica no YouTube
O canal da orquestra possui ainda diversos vídeos disponíveis na sua plataforma, que agrada a todos os gostos e idades. Do rock ao clássico, estão disponíveis vídeos do concerto Bohemian Rhapsody, da banda Queen, da Série Convidados, com nomes como Nando Reis e Lucy Alves. Já para a criançada, estão disponíveis A Arca Sinfônica – com músicas de Vinícius de Moraes, e Balão Mágico Sinfônico. Da série clássica, estão disponíveis vídeos com músicas de Ludwig Van Beethoven, Tchaikovsky e Heitor Villa-Lobos.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, e patrocinada pela Petrobras desde 1987, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.