Perseguição a negros no Holocausto é tema de exposição no Muhcab

0
687

O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira – Muhcab abre nesta quinta-feira (7/4), a partir das 10h, a exposição itinerante “Nossa Luta: A perseguição aos negros durante o Holocausto”. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra exibe 23 painéis e  duas vitrines com textos e fotos sobre trajetórias de negros que viveram durante a ascensão do governo nazista na Alemanha. Um minidocumentário também compõe a coleção. A entrada é gratuita, de quinta a sábado, das 10h às 17h, e fica em cartaz até 25 de junho.

Na abertura, haverá um debate sobre “Preconceito racial e política de memória”, com o curador da exposição, Carlos Reiss, com a historiadora e coordenadora cultural do Goethe-Institut, Astrid Kusser, o presidente da ASA,  Mauro Brand, e a representante do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP),  Éle Semog.

Realizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba, com o apoio do Goethe-Institut, da Associação Sholem Aleichema (ASA), da Associação Religiosa Israelita (ARI), do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (CEDINE), do Centro de Articualação de Populações Marginalizada (CEAP) e o Projeto Cine Educação, a exposição já percorreu as cidades de Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). No Rio de Janeiro, chegou em 2020, no Museu da Justiça, onde ficou por poucos dias em cartaz em decorrência da pandemia de Covid-19.


Serviço:

Exposição “Nossa Luta: A perseguição aos negros durante o Holocausto”

MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Endereço: Rua Pedro Ernesto 80 – Gamboa, Zona Portuária do Rio.  

De quinta-feira à sábado, das 10h às 17h. Até 25 de junho.

Entrada gratuita. Censura livre.