Sesc Tijuca recebe a 2ª edição este ano do Rio Refugia, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

0
157

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no próximo domingo (10/12), o Sesc Tijuca vai receber mais uma edição do Rio Refugia. Com feira gastronômica, oficinas culturais, atividades para crianças, música, moda e artesanato de vários países do mundo, o festival reverencia a luta e as conquistas de pessoas que foram obrigadas a deixar seus países de origem devido a guerras, graves violações de direitos humanos ou perseguições diversas. O evento é gratuito e vai acontecer das 11h às 18h.   

Essa será a segunda edição do evento este ano. A primeira aconteceu em junho, no Dia Mundial do Refugiado, e recebeu mais de 2.500 pessoas. É a primeira vez que o evento é realizado duas vezes em um ano, devido a inúmeros pedidos do público e dos produtores.  

Assim como na edição anterior, o público poderá saborear pratos típicos da gastronomia de países como Nigéria, Venezuela, Síria, Colômbia, Haiti e República Democrática do Congo, além de conhecer a criação de artesãos de várias culturas. O evento será embalado por ritmos latinos e de países do continente africano, com apresentações do DJ angolano Joss Dee e show, às 16h30, do Coral Rei, banda formada por congoleses e angolanos.  

Em um ambiente acolhedor para as famílias, diversas atividades serão oferecidas às crianças ao longo do dia, como a oficina de jogos venezuelanos. Haverá ainda oficinas de trança e turbantes (11h às 17h), de dança haitiana (14h às 15h) e oficina de percussão (15h às 16h).  

Além de valorizar a trajetória e potência de pessoas vindas de diversos países, o Rio Refugia é uma oportunidade de conectar os novos habitantes da cidade aos outros moradores do Rio, criando um espaço de integração e trocas culturais. O evento é realizado pela Abraço Cultural, a Feira Chega Junto, o PARES Cáritas e o Sesc RJ, com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). 

 

Deslocamento forçado atingiu recorde em 2022  

O último relatório Tendências Globais da ONU constatou que, até o final do ano passado, o número de pessoas deslocadas por guerra, perseguição, violência e violações de direitos humanos atingiu o recorde de 108,4 milhões, um aumento de 19,1 milhões em relação ao ano anterior, em decorrência da guerra na Ucrânia, outros conflitos e efeitos das mudanças climáticas. Isso elevou a urgência de uma ação imediata e coletiva para aliviar as causas e o impacto do deslocamento de refugiados.  

 

SERVIÇO 

Rio Refugia – 2ª edição em 2023 

Data: 10 de dezembro, das 11h às 18h 

Endereço: Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539) 

Entrada gratuita