Última semana da exposição “Cidade Mulher” no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

0
109

Na última semana, a Exposição Cidade Mulher, em cartaz no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica até 16 de dezembro, aborda temáticas relacionadas ao direito das mulheres à cidade. Distribuída em quatro salas, a mostra utiliza intervenções artísticas, instalações e vídeos para discutir questões como mobilidade urbana, assédio no transporte público, moradia digna e outros tópicos relevantes para a construção de cidades seguras e acessíveis para todos.

Os organizadores Claudia Alencar, Juliana Câmara e Leonardo Bungarten enfatizam a importância das perspectivas femininas na busca por cidades mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis: “A exposição viabiliza ações e intervenções urbanas de diversas especialistas, ativistas e artistas, oferecendo soluções concretas para melhorar as condições urbanas para todos.”

A mostra também destaca a interseccionalidade ao abordar como gênero, raça e território impactam diretamente a vida nas cidades, criando obstáculos especialmente para mulheres negras, periféricas, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+. Além de explorar a mobilidade urbana, a relação com a casa, o corpo e o gênero na perspectiva da cidade, apresentando também obras das fotógrafas Claudia Ferreira e Camila Kamillo, além de intervenções dos coletivos Deixa Ela em Paz, Vem pra Luta Amada, Facção Feminista Cineclube e AmoCrew.

Sob vozes de Renata Saavedra, Clarisse Linke, Giordana Moreira, Hilda Gomes, Rafaela Albergaria e Tainá de Paula e idealização da Festum, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e patrocínio da Meta. A Exposição Cidade Mulher faz parte de uma plataforma sobre acessibilidade, mobilidade e diversidade que inclui também as exposições Cidade Acessível e Cidade 60+.

 

Serviço

Exposição Cidade Mulher 

Horário: 10h às 18h (segunda a sábado)

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica 

Endereço: Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: Gratuito

Temporada: 16 de setembro a 16 de dezembro