Prefeitura do Rio amplia vacinação contra a poliomielite até dia 07 de novembro

0
550

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o prazo de vacinação contra a poliomielite até 07 de novembro (sábado da próxima semana). As doses estarão disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).

Devem receber a vacina contra a poliomielite – a famosa gotinha – todas as crianças com idade entre um e cinco anos incompletos, mesmo que já tenham tomado as doses de rotina contra a doença.

– É mais uma oportunidade de vacinar nossas crianças. É importante alertar que a adesão à vacina foi muito baixa durante a Campanha Nacional, o que aumenta o risco de voltarmos a ter polio em nossa cidade – afirma Patrícia Guttmann, coordenadora técnica da Vigilância em Saúde.

Entre os dias 05 e 27 de outubro, foram aplicadas 99.520 doses da vacina contra a poliomielite, o que representa 33% da meta de cobertura vacinal no município do Rio.

No ponto facultativo e no feriado não haverá vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que por causa do ponto facultativo do Dia do Servidor, as unidades de Atenção Primária não funcionam nesta sexta-feira, 30 de outubro. No feriado da próxima segunda-feira, 02 de novembro, as unidades também estarão fechadas. Com isso, não haverá vacinação nestes dois dias.

No sábado (31/10) pela manhã haverá vacinação nas clínicas da família e centros municipais de saúde que funcionam aos sábados. Veja neste link a relação de endereços dessas unidades: https://bit.ly/2HM90s0.

Multivacinação continua, mesmo após fim da campanha nacional

Mesmo após o fim da Campanha Nacional de Multivacinação, todas as 18 vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente continuam sendo oferecidas nas 237 unidades da Atenção Primária do Município do Rio. Crianças de zero a 15 anos devem ser levadas aos postos para colocar a caderneta em dia.

A vacina contra o sarampo também continua à disposição para as pessoas com idade entre 15 e 49 anos – mesmo que já tenham sido imunizadas contra a doença – e para bebês de 6 a 11 meses e 29 dias.

Confira o balanço da Campanha Nacional de Vacinação

Entre os dias 05 e 27 de outubro, foram aplicadas 99.520 doses da vacina contra a poliomielite, o que representa 33% da meta de cobertura vacinal no município do Rio.

Para a multivacinação e atualização da caderneta vacinal, até o dia 24 de outubro compareceram às unidades de saúde do município 280.368 pessoas, das quais 180.455 foram imunizadas.

No total, foram aplicadas 232.437 doses das diversas vacinas oferecidas, com a seguinte distribuição por faixa etária: 179.059 doses em crianças de zero a seis anos; e 53.378 doses na faixa de 7 a 14 anos.

Contra o sarampo, desde 05 de outubro foram vacinadas 33.813 pessoas com idade entre 15 e 49 anos. Para aumentar o alcance da campanha, a secretaria municipal de saúde também ofereceu a vacina em farmácias parceiras – além dos postos municipais.

Outras informações sobre o Programa de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde estão disponíveis no link: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vacinacao