Projeto Impulsiona RJ abre 1.050 vagas de capacitação profissional gratuita em Manguinhos/Complexo do Alemão, Campos Elíseos e Cidade de Deus

0
100

O Impulsiona RJ, iniciativa do Senac RJ e do Sebrae Rio, abre pré-inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional em Manguinhos/Complexo do Alemão, Campos Elíseos e Cidade de Deus. Em sua 3ª edição,  o projeto é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social do estado do Rio de Janeiro. No segundo semestre deste ano há oferta de 650 vagas, para o período de agosto até novembro de 2024, nas áreas de gastronomia, gestão, jardinagem, costura, beleza e arranjos florais. Além dessas, serão oferecidas mais 400 vagas para o primeiro semestre de 2025.

O cadastro para as vagas disponíveis é realizado entre 15 e 31 de julho de 2024, de forma presencial, no núcleo mais próximo da residência do interessado. Há oportunidade na Agência Social de Talentos (Rua Dona Isabel 106 – Bonsucesso), no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (Rua Edgard Werneck, 846 – Cidade de Deus) e no Lar Fabiano de Cristo – Casa de Mãe Marocas (Rua Pedro Toledo, 792 – Campos Elíseos – Duque de Caxias). O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os interessados devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental 1 completo. Na pré-inscrição, o candidato participa de uma entrevista de perfil socioeconômico. Em seguida, acontece a seleção e o resultado é divulgado a partir do dia 12 de agosto. Os selecionados serão acionados para agendar a entrega dos documentos e preencher a ficha de inscrição. Todos os participantes selecionados recebem ticket refeição, auxílio transporte, kit aluno e material para as aulas.


O Impulsiona RJ visa contribuir para a superação da pobreza pela via da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 18 meses, o Impulsiona RJ prevê beneficiar mais de 1000 famílias oferecendo formação profissional voltada para empregabilidade e geração de renda por meio do empreendedorismo no setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo. A iniciativa atua nas vocações regionais, mobiliza as comunidades e contribui para o desenvolvimento local. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores de comunidades e áreas vulneráveis do estado do Rio de Janeiro, em especial aquelas registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além dos cursos, o programa ainda oferece ações de cidadania.

 

Sobre o Senac RJ  

Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

 

Serviço:

Projeto Impulsiona RJ abre 1.050 vagas de capacitação profissional gratuita em Manguinhos/Complexo do Alemão, Campos Elíseos e Cidade de Deus

Endereço dos Núcleos:
Manguinhos/ Complexo do Alemão
Agência Social de Talentos
Rua Dona Isabel 106 – Bonsucesso
WhatsApp | (21) 99941-3541

Cidade de Deus
Instituto Presbiteriano Álvaro Reis
Rua Edgard Werneck, 846 – Cidade de Deus – Jacarepaguá
WhatsApp | (21) 97218-7461 

Campos Elíseos
Lar Fabiano de Cristo – Casa de Mãe Marocas
Rua Pedro Toledo, 792 – Campos Elíseos, Duque de Caxias
WhatsApp | (21) 97199-3200

Horário de atendimento nos Núcleos: 9h às 12h e das 13h às 16h.