Rio de Janeiro – Buraco do Padre, no Engenho Novo, terá oficina de mobiliário urbano neste sábado (19/06)

0
596

O Buraco do Padre, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, receberá na manhã deste sábado (19/06) uma oficina de prototipagem de mobiliário urbano com o uso de paletes de madeira. A iniciativa integra o projeto de revitalização do espaço que vem sendo desenvolvido por Fundação Parques e Jardins (FPJ), Subprefeitura da Zona Norte e Gerência Local do Méier, com a participação de outros órgãos e secretarias municipais.

O objetivo da revitalização do espaço, que fica sob a linha férrea do bairro, é tornar o local limpo, organizado e visualmente mais aprazível, aumentando assim a circulação de pedestres e, consequentemente, trazendo mais segurança à travessia.

A oficina será ministrada pelo coletivo de marcenaria Oficina Clube, com a participação de designers, arquitetos e marceneiros que irão ensinar os alunos a transformarem paletes e outros resíduos de madeira (caixotes de feira) em bancos que serão instalados na área do próprio viaduto. A oficina será ministrada na quadra da Associação de Moradores Céu Azul, das 10h às 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede da associação.

Projeto de Revitalização
O Buraco do Padre, ponto de passagem de veículos entre as ruas Silva Freire e Vinte e Quatro de Maio, é também muito usado para a travessia de pedestres.

No último mês, o local recebeu pintura de muros, pinturas artísticas, conserto na iluminação, reparo nas vias e nas calçadas, limpeza e ajardinamento dos canteiros, plantios de árvores e vai receber ainda um jardim vertical de parede, confeccionado em canos de PVC.