4ª edição do Lugar de Fala fará uma conexão com o Dia Internacional da Mulher

0
146

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, promoverá, em 5 de março, a quarta edição do seminário gratuito “Lugar  de Fala”. Ele acontecerá das 9h30 às 17h30, presencialmente, no auditório da Estácio Tom Jobim, Avenida das Américas, 4.200. O evento será uma oportunidade única de mergulhar nas profundezas das questões de gênero e explorar as complexidades da igualdade em  nossa sociedade contemporânea. O encontro, promovido em alusão ao Dia Internacional da Mulher, fará um  conexão com a série autoral da instituição de ensino superior:
“Brilhantes:  Estrelas da Revolução”, abraça o tema provocativo: “Quem tem medo da igualdade de gênero?” Por conta  de sua relevância nacional, o “Lugar de Fala” também será transmitido por meio do Canal do YouTube da Estácio: www.youtube.com/watch?v=wEagbGbKFLs

“O Instituto Yduqs e a Estácio estão sempre presentes em pautas que lutam por mais diversidade e inclusão ´Quem tem  medo da igualdade de gênero?´ é mais do que uma pergunta retórica; é um convite para confrontar nossos medos, desafiar as normas existentes e colaborar na construção de um futuro mais igualitário e inclusivo para todos que fazem parte de nossa sociedade contemporânea.”,  comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs. 

O evento reunirá profissionais e ativistas com expertise e comprometidos com o tema para dialogar sobre diversos aspectos  da igualdade de gênero e suas ramificações em nossa cultura, sociedade e locais de trabalho. Ele contará com 4 mesas redondas envolventes, cuja jornada vai explorar os seguintes temas: Igualdade de Gênero e Empoderamento – De qual igualdade estamos falando?;  Masculinidades – O Lugar do Masculino na Construção de uma Sociedade mais igualitária; Violência de Gênero – Justiça, uma palavra feminina; e Interseccionalidade e Representatividade – Femininos plurais e Representatividade nos Espaços de Poder. O final da  4ª edição do “Lugar de Fala” terá como encerramento uma masterclass esclarecedora sobre machismo estrutural velado na sociedade, oferecendo ferramentas práticas e insights valiosos para combater esse problema no ambiente de trabalho e em nossa sociedade.  

Para Flávio Murillo, diretor Nacional de Ensino da Estácio, o Seminário Lugar de Fala realiza debates importantes  para a promoção de um ambiente com mais equidade. “É de suma importância fomentar iniciativas acadêmicas que sejam dedicadas à inclusão de gênero e abordem essa temática. Eventos dessa natureza desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade  mais igualitária, onde todas as pessoas são valorizadas, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero. O nosso objetivo é promover, para nossos alunos e para o público, um espaço para discutir e celebrar a diversidade,  contribuir para a conscientização, a educação e a promoção de direitos e igualdade das mulheres”, finaliza. 

Além de participar do Seminário, o público também poderá realizar um curso gratuito para ser maratonado como série. Brilhantes:  Estrelas da Revolução apresenta uma linguagem bem próxima dos jovens, onde os convidados irão explorar suas  temáticas, trazendo uma abordagem pessoal e contextualização histórica e consequências sociais. 



Serviço:    


Evento – 4ªLugar de Fala | Mês do Dia Internacional das Mulheres    

ENTRADA FRANCA E NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO    

Local – Estácio Tom Jobim (Barra) – Avenida das Américas, 4.200  

Data – 5 de março – terça-feira   

Horário das 9h30 às 17h30    

Transmissão ao vivo por meio do Link: www.youtube.com/watch?v=wEagbGbKFLs    


Entre os nomes dos participantes da manhã destacam-se: Renata Mendonça (Diretora de Gente); Vanessa Berner (Acadêmica e professora  de Direito da UFRJ); Anna Uziel (Psicóloga, professora da UERJ e membro do LIDIS); Joice Portela (Gerente de ESG); Fábio Oliveira (Filósofo e professor UFF); Renata Tasca (Gerente de Marketing e Idealizadora do Projeto); Ana Luzia (Diretora de captação); Julia  Vaz Cartier Bresson (Coordenadora de Estúdio).   


Na parte da tarde, teremos outros nomes expressivos, como Lu Rufino (Advogada, ativista movimento de pessoas com deficiência);  Claudia Moraes (Major da PM-RJ e chefe Escritório Prevenção Violência Doméstica); Andre Gustavo (Desembargador do TJ-RJ – e egresso doutorado da Estácio); Tainá de Paula (Secretária do Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro); Sara Wagner York (Pedagoga,  jornalista e egressa da Estácio); Nanny Fagianno (Diretora de ESG); Marisa Gaudio (Advogada, conselheira da OAB Nacional e Presidente da CAARJ) e Maíra Fernandes (Advogada Criminalista e professora).