Acendimento da árvore, peça premiada e Ballet do Theatro Municipal do Rio abrem o Natal do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Petrópolis

0
136

O Centro Cultural Sesc Quitandinha abre, neste fim de semana (10 a 12/11), o Natal Sesc RJ 2023 – uma programação alusiva repleta de atrações que percorrerá 36 localidades do estado do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro. O projeto começa, nesta sexta-feira (10/11), com o premiado espetáculo “Panchito Gonzalez”, e tem seu ponto alto no sábado (11/11), com o acendimento da Árvore de Natal e apresentação do Ballet do Theatro Municipal. No domingo (12/11), as atrações são a contação de histórias “Velhota Cambalhota” e o espetáculo infantojuvenil “Lupita”. 

Vencedor de mais de 20 prêmios, “Panchito Gonzalez”, na sexta, às 19h30, aborda as mazelas de um Brasil dominado pelas desigualdades frente ao mundo contemporâneo, evidenciando a luta dos negros e periféricos pelos espaços e os malefícios causados pelo racismo estrutural na sociedade. A peça é estrelada por Junior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte e Victor Couto, sob direção de Wellington Fagner. 

A cerimônia oficial acontece no sábado, às 19h, com o acendimento da tradicional árvore natalina de 23 metros de altura erguida no entorno do lago, em frente ao Centro Cultural. Às 20h, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta uma composição de seis coreografias que transitam pelos mais populares ritmos brasileiros, como o samba, a bossa-nova, o forró e o chorinho.

No domingo, às 11h, um dos destaques é “Velhota Cambalhota”, contação de histórias inspirada na personagem criada pela escritora Silvia Orthof, que apresenta contos populares para crianças. Já as 16h, o espetáculo infantojuvenil “Lupita” conta a história de uma menina de 10 anos que precisa lidar com a morte do avô. A peça se inspira na cultura mexicana para tratar do assunto. De forma lúdica, colorida e leve, ela aprende que a vida faz parte da morte, e a morte faz parte da vida.  

Outros destaques do Natal Sesc em Petrópolis e no RJ 

As quatro atrações deste fim de semana abrem a extensa programação que o Sesc RJ preparou para Petrópolis neste Natal. Entre os destaques estão os shows do cantor e compositor Igor Oggy (17/11), da Banda Samuca e a Selva (18/11) e do músico El Pavuna (25/11); apresentação literária “Qual mentira vou acreditar” (18/11); a abertura da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha”, alusiva aos 80 anos do Quitandinha (data a definir); abertura do projeto Sesc Argumenta com exibição audiovisual integrada a um espetáculo de música ao vivo (26/11); mostra de cinema (5 a 10/12), a etapa final do Circuito Sesc de Dança de Salão (16/12); além do tradicional videomapping na fachada do palácio (15 a 17/12), entre outros. 

Assim como Petrópolis, os demais municípios também recebem uma intensa programação artística, incluindo concertos de orquestras e solistas, apresentação de corais, cenografia natalina e atividades artísticas diversas, o que provocará intensa movimentação econômica, prevê o presidente do Sesc e do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

“O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, diz o dirigente. 

A programação completa, que conta com o apoio dos sindicatos varejistas e prefeituras municipais, será divulgada em breve nos canais oficiais do Sesc RJ.

 

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA – CENTRO CULTURAL SESC QUITANDINHA

Dia 10/11

19h30 – Panchito Gonzalez (teatro adulto)

Ingressos: Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e gratuito (menores de 16 anos, credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG) 

 

Dia 11/11

19h – Acendimento da Árvore de Natal

20h – Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Grátis: Retirada de ingressos na bilheteria. Ter a dom, 10h às 17h

 

Dia 12/11

11h – Velhota Cambalhota (Contação de Histórias)

16h – Lupita (teatro infantojuvenil)

Grátis: Retirada de ingressos na bilheteria. Ter a dom, 10h às 17h

 

Confira as localidades que recebem o Natal Sesc RJ 2023: 

Angra dos Reis

Bom Jesus do Itabapoana

Barra do Piraí (Ipiabas)

Cabo Frio

Campos dos Goytacazes

Cardoso Moreira

Casimiro de Abreu

Conceição de Macabu

Conservatória

São João da Barra (Grussaí)

Guapimirim

Itaperuna

Macaé

Mangaratiba (e Conceição de Jacareí)

Mendes

Miguel Pereira

Miracema

Nova Friburgo

Nova Iguaçu

Paraíba do Sul

Paraty

Paty do Alferes

Petrópolis

Pinheiral

Piraí

Porciúncula

Rio das Ostras

Rio de Janeiro

São Gonçalo

São João de Meriti

Tanguá

Teresópolis

Três Rios

Valença