Arquivo Geral da Cidade celebra 130 anos – Rio de Janeiro

0
177

O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro está celebrando seus 130 anos neste mês de agosto, com muita história para contar. Criado em 1893, e aberto à pesquisa para toda a população, o Arquivo faz a gestão dos documentos municipais, tem um Centro de Ensino e Pesquisa, oferece cursos sobre a história do Rio, publica livros e a Revista do Arquivo e, entre outras ações, vai inaugurar este ano uma pós-graduação em Pensamento Político e Social.

Os Depoimentos Cariocas, entrevistas mensais com personalidades da cidade, são uma das marcas culturais do Arquivo, assim como os Saraus Cariocas. A cantora Áurea Martins, com sua música, foi a convidada de ontem (23/8) na celebração dos 130 anos, no Palácio da Cidade: um sarau sobre Samba de Gafieira deu o tom do evento.

Com sede na Rua Amoroso Lima 15, na Cidade Nova, o Arquivo guarda documentos e uma farta coleção do fotógrafo Augusto Malta, que conta em imagens a história do Rio. Nesta mesma sede será ministrada a partir de novembro a pós-graduação em Pensamento Político e Social. Com inscrições até 15 de setembro, o curso se destina a interessados em conhecer os aspectos históricos, políticos e sociais da cidade. A pós é uma parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, e os interessados devem acessar o link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRonCSUkitXhIXVhoP-8Judqtty_nzQgUwLXeW950IZVB0Xg/viewform