Campos – Nível 2: município entra na Fase Verde do Plano de Retomada

0
379

Após permanecer quase três meses no nível 3 – Fase Amarela – do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, o município de Campos entrou, na segunda-feira (28), no nível 2 -Fase Verde, que indica situação de atenção moderada. Apesar do avanço dentro do plano, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus como a utilização das máscaras de proteção, manter o distanciamento social e a higienização constante das mãos. O decreto estabelecendo esta nova fase no município tem início na meia noite do dia 28 de setembro de 2020 e vai até 23h59 de 04 de outubro de 2020.

Foi publicado na última quinta-feira (24/09), o avanço no Plano de Retomada, com a mudança de fase (aqui). Na sexta-feira (25), foram divulgadas as diretrizes a respeito desta nova etapa dentro do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais (aqui). Entre estes avanços, atendendo a uma solicitação do segmento, está a possibilidade de realização de evento em formato drive-in e música ao vivo em estabelecimentos comerciais.

Confira também: Município atualiza medidas definidas na Fase Verde – https://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=59100

Membro do Gabinete de Crise para Ações de Prevenção, Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, Felipe Quintanilha explica que a decisão foi tomada a partir de avaliação técnica criteriosa da Prefeitura, inclusive, a partir de análise do Departamento de Vigilância em Saúde.

– De acordo com o nosso modelo matemático e estatístico, desenvolvido para que possamos avaliar como está a pandemia no município e assim evoluirmos dentro do plano de retomada, considerando os números da última semana no que tange a propagação da covid-19 e a capacidade do sistema de saúde tanto público quanto privado, foi possível o avanço de fase –esclarece Felipe. Ele ressalta, ainda, que o município apresentou melhoria nos números de ocupação de leitos, tanto de UTIs quanto de leitos clínico, porém, que é muito importante manter a atenção e principalmente a proteção individual com uso de máscara e distanciamento social , evitando aglomerações.

Ainda segundo Quintanilha, a nova fase não significa que o município encontra-se em um nível “normal”.

– Muitas coisas nós já tínhamos incluído nessa fase, porém, muito importante que a população entenda que isso não significa que estamos num nível normal, se é que existe o normal. A fase verde mostra que evoluímos. Precisamos manter o sinal de alerta para que possamos continuar vencendo a pandemia da covid-19. Então, use a máscara o tempo todo e mantenha o distanciamento social, evitando aglomerações, para que possamos continuar vencendo a pandemia no nosso município- alertou.