Enel Distribuição Rio doa imóveis localizados no Parque Nacional do Itatiaia ao ICMBIO

0
110

A Enel Distribuição Rio anunciou nesta sexta-feira (14/06) a doação de três imóveis localizados no Parque Nacional do Itatiaia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão responsável pela gestão do parque.  No total, a doação contempla três lotes que somam 582 mil m², área onde está localizada uma pequena hidrelétrica desativada, construída na década de 1930, antes da criação do parque, para abastecer o extinto Núcleo Colonial, do início do século passado. A doação foi formalizada durante o evento de celebração dos 87 anos de criação do Parque Nacional do Itatiaia.

A propriedade dos três lotes, localizados na área do Parque do Itatiaia conhecida como Último Adeus , foi repassada à Enel Rio junto com a Concessão de Serviços de Distribuição de Energia Elétrica de 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O processo de doação dos imóveis foi conduzido pela Enel e pelo ICMBio, com a colaboração do MPF (Ministério Público Federal) e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), visando a preservação do meio ambiente e a conservação das espécies.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. A unidade é considerada o primeiro parque nacional do Brasil, criado por decreto em junho de 1937.  Com a aquisição dos lotes, o ICMBio dará sequência ao seu Plano de Manejo e Proteção do Parque, documento que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso do local, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC).

“A Enel entende que o uso e a propriedade desses imóveis, por interesse social, devem ser do ICMBIo, órgão responsável pela gestão da unidade de conservação. O Parque Nacional do Itatiaia é uma joia do nosso país, que encanta os visitantes com sua biodiversidade e vistas deslumbrantes. Estamos felizes por contribuir com essa doação de interesse social e ambiental no dia em que o parque completa mais um ano de sua criação”, afirma Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio.

Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.