Cuidados essenciais com a saúde bucal das crianças nas férias

0
74

Chegou a época mais esperada pelas crianças: as férias! Tempo de brincar, viajar e aproveitar as delícias do verão. Mas, mesmo nesse período de descanso, é essencial não descuidar da saúde bucal dos pequenos. No calor, a possibilidade de aproveitar o dia na praia ou na beira da piscina com os amigos e com a família é algo aguardado por boa parte das pessoas, principalmente pelas crianças.

Devido a tantas atividades é comum sair da rotina. Dra. Maria Fernanda Braga, odontopediatra no Rio de Janeiro, com mais de 10 anos de experiência e atendimento no Leblon e Tijuca, conta que esse período é mais comum deixar de lado a escovação em prol da brincadeira, no entanto, é fundamental aproveitar esse momento para reforçar a atenção na saúde bucal, refletida diretamente na saúde geral da criança. 

Mas não basta escovar os dentes, é importante prestar mais atenção na forma como as crianças fazem a escovação, principalmente após o consumo de alguns alimentos que geram bactérias responsáveis pelas cáries, como os açucarados e gordurosos. “O ideal é a criança escovar os dentes após cada refeição com pasta de dente fluoretada, sempre com a supervisão de um adulto, e fazer uso do fio dental, afinal, há sujeiras que só podem ser removidas com ele”, reforça a odontopediatra. 

Outro ponto importante para garantir dentes saudáveis é o cuidado com a escova de dente. “O ideal é manter a escova de dentes de pé, em um recipiente que permita que ela fique suspensa após o uso. Isso ajuda as cerdas a secarem e evita o acúmulo de água, que pode ser um convite para bactérias”, conta. Outro ponto importante, e um erro comum, é cobrir as cerdas das escovas. “Não é o recomendado guardar em recipientes fechados quando estiver úmida. Ambientes úmidos são perfeitos para o crescimento de microrganismos indesejados”, indica a profissional. 

Além disso, a supervisão dos pais na formação de hábitos saudáveis é fundamental, principalmente quando as práticas da infância estabelecem benefícios para a vida toda. “Sempre lembro os pais que seus hábitos adquiridos em família refletem diretamente no comportamento do criança”, finaliza Braga.

 

Mais sobre Maria Fernanda Braga 

Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Especializada em odontopediatria e odontologia miofuncional, com cursos nacionais e internacionais. Pioneira na extração do dente de leite para a obtenção de células no Rio de Janeiro. Idealizadora do projeto “Dentix”, sobre a difusão da saúde bucal na infância, o qual recebeu a medalha Zilda Arns da Câmara Municipal de Niterói. Autora e ilustradora do livro infantil “As Aventuras de Dentix”. Desenvolve protocolos de atendimento humanizado e sem traumas. Autora do capítulo “Pré-Natal Odontológico” do livro ‘Conceito Saúde’. 


https://www.instagram.com/maria_fernanda_braga/