Arte da Palavra: Sesc RJ recebe os escritores Jeferson Tenório e Regina Azevedo 

0
222

Os escritores Jeferson Tenório e Regina Azevedo vão participar de encontros com leitores, a partir desta terça-feira (15/08), em quatro unidades do Sesc RJ. Os encontros são promovidos pelo projeto Arte da Palavra, da Rede Sesc de Leituras, que oferece ao público fluminense a oportunidade de conhecer autores renomados do meio literário brasileiro e ouvir deles suas experiências com o ofício da escrita. A entrada é franca.

Os encontros vão acontecer nos dias 15 de agosto, às 15h, no Sesc São Gonçalo; no dia 16 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio; no dia 17 de agosto, às 15h, no Sesc Madureira; e no dia 18 de agosto, às 19h, no Sesc Ramos, na Zona Norte do município. As mesas redondas de São Gonçalo, Madureira e Ramos terão a mediação da escritora Simone Mota.

Jeferson Tenório é autor de O avesso da pele, romance vencedor do prêmio Jabuti em 2021. A obra teve seus direitos vendidos para oito países. Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS e professor visitante na Brown University (EUA). Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Tenório teve também seus textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol.

Com apenas 23 anos, Regina Azevedo já escreveu seis livros de poemas e integra a antologia “As 29 poetas hoje”, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda. A jovem escritora nasceu em Natal e atua, desde 2012, na cena cultural potiguar realizando projetos autorais e coletivos, especialmente, palestras e oficinas de poesia. É formada em Letras pela UFRN e mestranda em Literatura Comparada na mesma instituição. Este ano teve uma série de poemas publicados no Círculo de Poemas, importante coleção de poesia tocada pelas editoras Luna Parque e Fósforo. 

 

Rede Sesc de Leituras   

Para alcançar leitores em todo o país e valorizar obras e escritores brasileiros, o Sesc faz a literatura circular o país por meio do Arte da Palavra. O projeto, criado em 2017, conta com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, contemplando diversas manifestações literárias. Além disso, na vertente educativa, é oferecido um terceiro circuito, de reflexão e criação literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. 

 

SERVIÇO 

Arte da Palavra – Encontros com Jeferson Tenório e Regina Azevedo  

15/08, às 15h* – Sesc São Gonçalo (Av. Pres. Kennedy, 755) 

16/08, às 19h – Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio) 

17/08, às 15h* – Sesc Madureira (Rua Ewbank da Câmara, 90) 

18/08, às 19h* – Sesc Ramos (Rua Teixeira Franco, 38) 

 *Mesa redonda com mediação de Simone Mota