Bloco da Pracinha completa 17 anos de carnaval infantil

0
152

Olha o Bloco da Pracinha aí gente, pronto para mais um carnaval! A brincadeira acontece dia 3 de fevereiro, sábado, das 10h às 14h, na Praça Pio XI, no Jardim Botânico. A educadora musical e cantora Barbara Lau ocupa a pracinha novamente, acompanhada pela sua banda de educadores. Este ano o bloco mantém sua “pegada” solidária – que começou no ano passado com o Ação Cidadania – apoiando o Rolé Solidário e faz homenagem à Rita Lee, uma eterna criança do rock.  

Barbara Lau se apresenta acompanhada por músicos de diversos blocos cariocas, como Clarice Maciel (surdo), Lélia Campos (teclado, ukulelê e sanfona) Guga Spíndola (sax), Marcos da Silva (trompete) e Shanso Araújo (trombone). 

Não basta ser bloco, tem que ser solidário também e o Bloco da Pracinha repete a dobradinha social que começou em 2023, divulgando a causa dos Yanomamis, através da parceira com a ONG Ação Cidadania e a presença do indígena Pacary, representante dos povos Pataxós  Este ano, o evento está junto com o Rolé Solidário – grupo de voluntários que há 4 anos atende mais de 100 famílias com cestas básicas – e vai ajudar a recolher alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó) e material de limpeza (sabonetes, pasta de dente, shampoo)  para os desabrigados da Baixada Fluminense.  

– A gente pode brincar e se divertir, mas não podemos esquecer de ajudar o próximo. E o Bloco da Pracinha vai aproveitar para, entre uma marchinha e outra, pedir ajuda aos desabrigados”, afirma Barbara Lau, que também é voluntária do Rolé Solidário. 

No repertório, as músicas que fazem parte do universo infantil e carnavalesco, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras. A oficina de customização de fantasia também está de volta e este ano, vai preparar chocalhos com material reciclado (garrafinhas de pet e pote de iogurte). 

O bloco, que é considerado um dos mais procurados pelas crianças e suas famílias no carnaval carioca, está pedindo colaboração através da BENFEITORIA para pagamento dos músicos, som e estrutura.  O evento conta com o patrocínio do Colégio pH farmácia Venâncio e da empresa Mustela, além do apoio do Bar Belmonte. 

 

SOBRE O BLOCO

O BLOCO DA PRACINHA é organizado pelo  Amigos na Praça, uma rede social de divulgação de atividades culturais infantis.  Há 16 anos, o bloco investe em uma programação voltada para a criançada no carnaval. Ao longo dos anos já passaram pela “concentração” o Meleka de Jacaré, o Circo Macaco Prego, a percussão das Meninas do Nós, sob o comando dos mestres Negueba e Wellington Alves e até o DJ da Lua já marcou presença, ano passado, com um setlist infantil. Até que Barbara Lau chegou e há oito anos faz a alegria de crianças e seus familiares com seu repertório totalmente focado no público infantil. 

E mesmo durante a pandemia, o bloco se organizou e fez uma edição on-line, através do edital de Ações Locais da Lei Aldir Blanc, organizado pela Prefeitura do Rio. Quem não conhece, é só olhar no YouTube o canal Amigos na Praça. 

Vale o aviso: o bloco é para criança, são elas as verdadeiras donas da praça. Marmanjo não tem vez. 

Evoé, Bloco da Pracinha!!!  

Um pedido da organização: nada de espuma! Carnaval bom é com confete e serpentina.

 


Serviço:

BLOCO DA PRACINHA 

DIA 3 DE FEVEREIRO – SÁBADO – DAS 10H ÀS 14H

PRAÇA PIO XI – JARDIM BOTÂNICO

ENTRADA FRANCA

Acesso pelo Posto de gasolina em frente ao Hospital da Lagoa, entre as ruas Oliveira Castro e Conde Afonso Celso

Proibido uso de espuma durante o bloco

COLABORAÇÃO VIA BENFEITORIA