Carnaval 2024 – Sapucaí terá três mil ingressos para pessoas com deficiência assistirem aos desfiles das escolas de samba

0
112

Três mil ingressos para a frisa do Setor 13 do Sambódromo serão entregues gratuitamente pela Prefeitura do Rio a pessoas com deficiência e seus acompanhantes. O total de convites foi distribuído entre os cinco dias de desfiles das escolas de samba, e os interessados poderão fazer o pedido nesta terça-feira (23/1), no Centro da cidade.

O atendimento será no segundo andar do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência Mestre Candeia, na Avenida Presidente Vargas 1.997. Haverá distribuição de senha a partir das 8h, e inscrições das 9h às 16h, conforme a disponibilidade de ingressos.

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos da pessoa com deficiência: carteira de identificação original com foto; CPF e comprovante da deficiência, como laudo médico, carteira de identidade diferenciada ou cartão PCD expedido pelo Detran e carteira CIPTEA. O cartão RioCard Especial não será considerado.

Essa é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Caso sobrem ingressos, eles serão redistribuídos na quarta-feira (24/1).

Crianças a partir de 5 anos completos até 17 anos e 11 meses com deficiência devem estar acompanhadas de uma pessoa, com mais de 18 anos, como responsável. Pessoas com deficiência que já tenham convite poderão fazer inscrição para outros dias de desfile.

Na frisa haverá distribuição de camisetas customizadas em várias cores. A ação é em parceria com a Fecomércio do Rio de Janeiro.

Quatro vans vão fazer o transporte desse público, saindo a partir das 18h da Central do Brasil (Acesso A). O espaço de 650 m2 é 100% acessível e conta com audiodescrição dos desfiles para pessoas com deficiência visual, além de intérpretes de Libras, que irão traduzir as letras dos sambas-enredos em tempo real para as pessoas com deficiência auditiva.  Um aparelho de TV com a transcrição do samba enredo de cada escola também estará disponível.