GRES Unidos da Tijuca mexe na equipe de direção de carnaval e harmonia para o Carnaval 2025

0
114

Mudanças na escola de samba Unidos da Tijuca. A amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel terá para o Carnaval 2025 o retorno de Fernando Costa na Direção de Carnaval da agremiação e a estreia de Allan Guimarães no comando da Direção Geral de Harmonia. Ambos são pratas da casa e já trabalham juntos rumo ao próximo desfile.

Descendente de portugueses, Fernando Costa está no samba desde os tempos de criança. Fascinado por instrumentos musicais, sobretudo os de percussão, em 1988, começou a frequentar, na companhia de amigos, os ensaios da Unidos da Tijuca. Em pouco tempo, passou a pertencer ativamente à família tijucana, quando, por três anos seguidos, desfilou na bateria, tocando caixa. Dali em diante, estreitou relações com outros segmentos da escola, até que, em 2000, foi convidado pelo presidente Fernando Horta a fazer parte da harmonia da agremiação. Fernando Costa levou a sério a função que assumiria no carnaval carioca, sendo convidado, em 2006, a comandar a Harmonia do Salgueiro, fato que o fez encarar o trabalho no samba como profissão. De volta à Unidos da Tijuca, comandou o Departamento de Harmonia, no Carnaval campeão de 2010, no vice-campeonato de 2011 e no campeonato de 2012, consagrando-se campeão como diretor de carnaval no Carnaval de 2014. A determinação e a dedicação são as principais marcas do seu trabalho em busca de mais um título para escola de samba da comunidade do Borel. Em 2025, Costa passará a se dedicar exclusivamente a direção de carnaval da agremiação.

 – É uma “nova parceria antiga”. Mais um integrante da harmonia da Unidos da Tijuca passa a alcançar voos mais altos e eu fico muito feliz. Ao lado do Allan já são dez anos de parceria. Falamos a mesma língua e temos certeza de sucesso no trabalho em conjunto – avisa Costa.

Allan Guimarães é tijucano de coração. Só na harmonia tijucana são 16 carnavais dedicados, dez deles como braço forte do Fernando Costa. O novo diretor nunca desfilou no Grupo Especial em outra escola que não fosse a do Borel. No Grupo de Acesso, reforçou o quesito na Acadêmicos do Cubango e Vizinha Faladeira. O diretor já iniciou o planejamento de equipe e ensaios diversos, bem como analisa as necessidades do quesito para que a Tijuca volte a conquistar as notas máximas no próximo carnaval.

 – Esperei muito por esse momento e na hora certa ele chegou. Durante todo esse ano me preparei e agora vou aplicar na prática tudo que aprendi ao lado do Fernando. Costa. O trabalho de base continuará o mesmo, mas mudaremos alguns pontos estratégicos necessários. A total parceria com a direção de carnaval também será fundamental para a excelência do nosso trabalho – avalia o novo diretor.

A  Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 3 de março de 2025 na Marquês de Sapucaí com o enredo “Logun-Edé santo menino que velho respeita” de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Edson Pereira.

 

Créditos: Geissa Evaristo