Governo realiza 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

0
84

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) promoveu, nesta segunda-feira (18/03), o 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na sede do Sesc Copacabana e reuniu representantes de mais de 80 municípios fluminenses. Na ocasião, foram apresentados os resultados da Lei Paulo Gustavo e os planos de execução da Política Nacional Aldir Blanc.

“Estamos fazendo uma gestão voltada para o fortalecimento dos territórios, da cultura local potente, criativa e democrática. Neste diálogo, as cidades aprendem, trocam experiências e nós também aperfeiçoamos o nosso saber e fazer cultural. É um momento único para olhar e entender a realidade de cada um”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. 

O evento começou com a apresentação dos resultados da Lei Paulo Gustavo no Rio de Janeiro. O Estado foi responsável por executar R$ 139 milhões em fomento, que resultaram em 1190 projetos contemplados em todas as regiões do território fluminense.

“O investimento na cultura gera uma economia importante, que impacta na vida de muitas pessoas. É uma cadeia produtiva que representa mais renda, emprego e manutenção dos talentos dentro do próprio setor da cultura”, destacou Luiz Gustavo Barbosa, gerente executivo de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao longo do dia, o Ministério da Cultura realizou apresentação para falar sobre a Política Nacional Aldir Blanc e, finalizando o encontro, uma roda de conversa abordou o tema gestão pública. Representando a Câmara Federal, o deputado Aureo Ribeiro elogiou o momento vivido pela cultura fluminense.

“Tenho orgulho de ter participado da criação da Lei Aldir Blanc, que garantiu recursos para todos os estados e municípios do Brasil. Já estamos vivendo um novo momento na política de fomento, onde temos a continuidade da Aldir Blanc e a chegada da Lei Paulo Gustavo. Todos estão entendendo a importância de olhar para a cultura enquanto ferramenta de geração de emprego e renda, e o Rio de Janeiro é exemplo para os outros estados”, afirmou Ribeiro. 

A representação dos municípios fluminenses teve destaque durante todo o dia, com os gestores participando ativamente das rodas de conversas através de perguntas e sugestões. O secretário municipal de Cultura de Cambuci, José Vicente Rangel, percorreu cerca de 200 quilômetros para estar no evento. 

“Cada encontro é um aprendizado. Quando assumi à frente da cultura em meu município, nós nem éramos uma secretaria. Estamos mudando essa realidade aos poucos, com apoio das políticas de fomento e com o olhar humano da secretária Danielle Barros, que vê a cultura do estado como um todo, sempre valorizando o interior”, completou Rangel. 

O evento contou com apoio do Ministério da Cultura (MinC), Sesc e Fundação Getúlio Vargas (FGV). A presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Veronica Lima, também participou do encontro.


Fotos: Leonardo Ferraz.