Merìndílógún – A fala dos ancestrais” é o enredo da Independentes de Olaria para o Carnaval 2023

0
618

A Escola de Smaba Independentes de Olaria já tem enredo para o carnaval de 2023. “Merìndílógún – a fala dos ancestrais” será desenvolvido pelos carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini na Intendente Magalhães. O lobo forte da Leopoldina embarca nos mistérios e saberes do Merìndílógún, o oráculo que une o Orum e o Ayé, sendo poderoso canal de comunicação com as divindades.

A agremiação contará as histórias deste oráculo transmitidas através da palavra de velhos sábios. Histórias essas essenciais para a disseminação de uma das práticas mais importantes nas religiões de matriz africana. Se todos buscam equilíbrio na vida e respostas para as indagações ontológicas que nos permeiam, chegou a vez do Lobo Forte da Leopoldina conhecer o seu destino na folia e exaltar um aspecto tão fundamental na cultura afro-brasileira.

– O tema foi escolhido por uma vontade da própria escola de querer tratar de temas afros, de religiosidade negra, de exaltar essa força e ancestralidade.  A escola já veio com enredo indígena, exaltou o folclore brasileiro com câmara cascudo, a musicalidade da festa da Penha e trouxe luz para uma figura escondida da história como Padre Perereca, mas ainda não havia feito um afro. E escolher esse sistema de comunicação com divino nas religiões de matriz africana que acabou se incorporando de forma muito forte na nossa sociedade é uma excelente ideia. – revelou o carnavalesco Caio Cidrini.

A explanação do enredo e leitura da sinopse aos compositores acontecerá no dia 4 de agosto, onde também será entregue o regulamento da disputa de samba-enredo para o carnaval de 2023. 

Décima terceira escola a desfilar no dia 25 de fevereiro, sábado, pela Série Prata da Superliga, a azul e branca de Olaria vai em busca do campeonato e de uma vaga na Série Ouro, na Marquês de Sapucaí, para 2024.