Celebrando a Folia de Reis na Zona Oeste do Rio, artista realiza o Folguedo da Vila Vintém nesta quinta-feira

0
131

Há mais de 20 anos não acontece uma Folia de Reis na Vila Vintém, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio. O folguedo folclórico, que se caracteriza por celebrar os Reis Magos que visitaram Jesus Cristo ao nascer, já foi muito tradicional no bairro e vive na lembrança de antigos moradores. E foi com base em uma intensa pesquisa e nas mais saudosas memórias que a multiartista Luzé idealizou uma releitura do festejo na região, que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 04, às 17h, entre as ruas Lomas e Belisário de Sousa. 

A iniciativa é contemplada pelo Fomento à Cultura Carioca, o FOCA 2022, e tem a parceria da escola de samba do bairro, a Unidos de Padre Miguel. Projetado por Luzé, que é nascida e criada na Vila Vintém, o movimento artístico surge como um desdobramento da sua pesquisa iniciada no projeto Império Nacionalista. E traz como personagem principal o Gorila de Saco, uma antiga fantasia que já foi feita de jornal, saco de batata, dentre outros materiais bem baratos, até chegar no saco plástico, sendo uma forma acessível para brincar o carnaval, em contraponto aos perfumados Clóvis.

A escolha do personagem tem todo um significado, uma vez que a fantasia do Gorila, anos atrás, foi proibida na Vila Vintém por ter se tornado símbolo de violência. Ressurgindo como Máscara Autofágica, símbolo do trabalho da artista, a proposta é trazer um “reencantamento” dos folguedos e personagens ao trazer o Gorila de Saco pelas ruas ao lado de jovens tocando instrumentos e batuques, como o samba e ritmos de congada. O personagem, que teve suas origens dentro do território, o histórico e seus caminhos, faz parte da pesquisa de conclusão de curso da Luzé em Artes Cênicas na PUC-Rio e volta a ganhar as ruas onde surgiu.


Sobre a artista

Formada em Artes Dramáticas pela Martins Penna e em conclusão de Artes Cênicas na PUC-Rio, Luzé circula entre a performance e a escrita. Em  2022 publicou seu primeiro livro, “Império Nacionalista”, como um desdobramento de um experimento de peça-filme com direção de Ana Kfouri e apresentado no 8º Festival Midrash e no 3º FESTFLUM. Também atua desenvolvendo trabalhos de expressão corporal e participa de elencos em outras produções teatrais, de dança e de cinema.


SERVIÇO

Folguedo da Vila Vintém

Data: Quinta-feira, 04/01/2024

Local: Esquina da Rua Lomas Valentinas com a Rua Belisário de Sousa, Vila Vintém – Padre Miguel – Rio de Janeiro

Horário: 17h

 

FICHA TÉCNICA

Idealização: Luzé

Direção de Produção: Juliana Gonçalves

Direção Criativa: Luzé

Direção de cena: Hudson Batista

Direção de Movimento: Luana Bezerra

Produção Executiva: Winona Evelyn

Figurino: Pedro Araújo e Thaís Cairo

Costureira: Ana Claudia

Elenco: DG Martins, Duda Malva, Fernanda Vieira, Laura Borges, Luiz Paulo, Mayck Santo, Rebeca Carvalho, Sarah Galdino, Yan Vinicius, Yasmin Rezende, Ygor Daniel, Yuri Rodrigues.

Mestre de bateria: GM Santos

Ritmistas: Anne, DJ ML Dancy, Igor Rodrigues, Lorena, Gustavo Henrique, Gustavo Reis, Ruan de Jesus, Raphael Honorato, Ryan Gabriel, VT Souza.

Parceria: Unidos de Padre Miguel

Apoio: Mercadão de Madureira e Espaço Cultural Arlindo Cruz.

Agradecimentos: Lara Mara, Cassiane Glória, Paulo.