Centro Cultural dos Correios no Rio tem exposição sobre a representação dos corpos na sociedade

0
94

O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro inaugurou em uma das suas principais salas a exposição coletiva “Afetos Insurgentes: corpos em conexão”. A mostra conta com obras de 87 artistas que propõem explorar as questões que perpassam a representação de corpos na sociedade contemporânea, com enfoque especial à população LGBTQIAPN+ ou em corpos marginalizados. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a mostra apresenta múltiplas linguagens para suas narrativas, através de fotos, pinturas, esculturas, instalações, videoarte e performances.

“Afetos Insurgentes: Corpos em Conexão” terá uma conversa com artistas que participam da exposição sobre suas pesquisas e processos de criação, com ênfase nas obras que integram a mostra no dia 31 de janeiro, às 17 horas. Para a curadoria, a exposição vai além de uma proposta artística, é uma plataforma de luta e visibilidade. “É uma exposição que nos enche de orgulho por abrir diálogo na Arte Contemporânea sobre questões identitárias, de sexualidade, de gênero, de corpos em conexões, em múltiplos afetos. Pensamos a curadoria e o desenho expográfico com minuciosa atenção favorecendo que bons encontros entre o público e as obras aconteçam na galeria e para além dela. Um time de artistas incríveis de todo o Brasil cria condições e provocações para que lampejos de afetos possam brilhar, desdobrar de suas pesquisas e processos de criação. Seguimos entusiasmadas com as partilhas e desejamos que o público amplie conosco esta conversa”, revela Amanda Leite.

Cota Azevedo também curadora da mostra compartilha o impacto das pesquisas e poéticas apresentadas. “Desenvolvemos uma exposição que busca iluminar e destacar os corpos não normativos, colocando em evidência aqueles que estão à margem. Exploramos a experiência desse corpo que se sente impactado de várias maneiras, procurando trazer à tona reflexões sobre como integrar essa perspectiva na sociedade. Além disso, buscamos transcender as categorias social e política, apresentando uma abordagem que valoriza a diversidade e a pluralidade de existências”, afirma a curadora.

 

 

Serviço

Exposição Afetos Insurgentes: corpos em conexão

Visitação: 20 de dezembro de 2023 até 24 de fevereiro de 2024

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Galerias I e II – 3º andar

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Centro Corredor Cultural – RJ

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: 16 anos

Informações: (21) 3088-3001

E-mail: [email protected]