Centro Cultural Light participa da 13ª Primavera dos Museus

0
1243

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), onde museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e  exibição de filmes e muito mais. E o Centro Cultural Light vai oferecer visitas mediadas ao Museu Light da Energia às 11h15 e às 15h30, com no máximo 25 pessoas, abordando desde o “boom” do desenvolvimento dos serviços públicos no Rio de Janeiro, proporcionado pela Light, até experimentos interativos que ajudam a compreender o complexo sistema elétrico.

Nesta mesma semana, o local oferece ainda visitas à Sala Di Cavalcanti e ao espaço Décadas e Descobertas, às 14h. Será uma visita expositiva em ambos os espaços, abordando a temática da figura do jornalista como tema central dos quadros de Di Cavalcanti e sua relação com a Light, além do desenvolvimento da sociedade impulsionado pela tecnologia, energia elétrica e cotidiano no espaço Décadas e Descobertas. Essas visitas também serão realizadas para um grupo de 25 pessoas.

Para Rodrigo Fernandes, educador do Programa Educativo Cultural Light, é uma oportunidade única estar presente nesse evento, a fim de levar cultura e educação para os visitantes que procuram a programação especial dessa semana. “Estamos muito felizes e ansiosos para abordar os temas relacionadas à arte, cultura e educação, além de falar sobre como a energia elétrica está presente na vida de cada um. Queremos levar o que nós oferecemos pelo programa educativo para o maior número de pessoas”, afirma.

A proposta do evento: envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Nesta edição, a comunidade é convidada a refletir sobre o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Serviço:

Centro Cultural Light na 13ª Primavera de Museus

De 23 a 27 de setembro

Visitas mediadas: 11h15, 14h e 15h30 (de segunda a sexta)

Entrada gratuita

Haverá distribuição de senhas

Local: Centro Cultural Light

Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio

Redes Sociais

Facebook: @centroculturallight

Instagram: @centroculturallight