Chegada de frente fria faz cidade do Rio de Janeiro antecipar campanha do agasalho e abrir postos de assistência 24 horas

0
491

A temperatura está em queda na cidade, com previsão de os termômetros marcarem até 13 graus nesta quarta-feira (18/05), segundo o Alerta Rio, sistema de monitoramento da Prefeitura.
Para ampliar o atendimento à população em situação de rua neste período de frio mais intenso, a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, nesta terça-feira (17/05), a Campanha do Agasalho. Além disso, três pontos vão funcionar 24 horas por dia para acolher e encaminhar essas pessoas a abrigos municipais. Ficarão abertos os Centros de Referência Especializados (Creas) Maria Lina de Castro Lima, no Flamengo, e Zilda Arns Neumann, em Campo Grande, e o Centro Pop Bárbara Calazans, na região central (Rua República do Líbano Nº 54). Nessas unidades serão oferecidos alimento, água, roupas, calçados e cobertores.

A campanha está sendo lançada cerca de um mês antes do registrado em anos anteriores. Todas as unidades da secretaria estão mobilizadas para a ação. Nesse período são necessárias também doações de material de higiene pessoal e limpeza.

A secretaria está fechando novas parcerias com a sociedade civil para poder ampliar a capacidade de abrigamento. Atualmente são 2.600 vagas nas redes pública e conveniada. O número varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas. A previsão é que sejam criadas mais 166 vagas.