Ciclo das Nove Sinfonias de Beethoven, ministrado pelo maestro Ricardo Rocha, no Baukurs de Botafogo, recebe convidadas ilustres

0
199

Uma noite de aprendizado e muita troca de experiências. Assim foi a aula sobre a Sétima Sinfonia de Beethoven, ministrada pelo maestro da Cia. Bachiana Brasileira, Ricardo Rocha, no Baukurs Cultural, em Botafogo, zona sul carioca. 

– Foi o dia da história e da análise musical da Sétima Sinfonia que Wagner chamava de “A Apoteose da Dança” – destaca o maestro. E claro que as bailarinas Ana Botafogo e Elisa Baeta, ambas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participaram da aula de um jeito especial. Depois de assistirem aos esclarecimentos de Ricardo, relacionados à música, elas brindaram com os colegas, levando trechos da montagem apresentada e gravada ao vivo em 2015, no Municipal, dançada pelo seu Corpo de Baile e solistas, com coreografia do alemão Uwe Scholz. 

Desde junho, o maestro está apresentando um trabalho inédito, que teve por objeto de pesquisa e investigação, ao longo de 25 anos, a análise detalhada dos 37 movimentos que formam a coleção das Nove Sinfonias de Beethoven 

“Este curso cumpre a missão de dar visibilidade à única arte cuja forma é invisível, que é a Música. Ele apresenta um método, que chamei de “Análise Estrutural”, capaz de oferecer uma compreensão da linguagem e do discurso musical não só dessas obras, mas da música de concerto em geral” – reflete Rocha.

Quem não teve a oportunidade de participar das aulas, ainda é tempo. Nas próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, será a vez da Nona de Beethoven. Imperdível.

 

Aula avulsa: R$ 100,00  (2 vagas para professores e estudantes de música com 50% de desconto). 

Local: Baukurs Botafogo, Rua Goethe, nº 15.

Horário: 19h

Mais informações: Secretaria Baukurs – + 55 (21) 99411-8480 ou através do e-mail [email protected]