Cidade das Artes terá programação especial para o Dia das Crianças

0
283

A Cidade das Artes Bibi Ferreira, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para o Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12/10). Serão quatro dias de atividades, que incluem piquenique no jardim com contação de histórias, apresentações teatrais, oficina de jogos de tabuleiro e oficina de ação com impacto de dublês. Com exceção de duas peças de teatro, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A atividade começa no jardim da Cidade das Artes, com piquenique e contação de história performática da personagem viva Leela Jardim, que ama brincar e ajudar as crianças a lidarem com os adultos. Em seguida, o Teatro de Câmara recebe a peça “Enquanto Borbulha”, que reúne ciência, literatura, teatro, música, dança, tradição e atualidade. A história começa a partir da conversa de três cientistas que realizam experiências no interior de um laboratório enquanto falam sobre algumas lembranças e os conhecimentos adquiridos durante o processo de pesquisa na vida de cada um. Por meio de imagens que se formam e se desmancham coreograficamente, os três se transformam em moléculas, dançarinos, escavadores e deuses.

No turno da tarde, tem apresentação da peça “O Coelho da Lua”, que destaca o poder da inclusão e a importância do descarte correto de lixo. A peça conta a história de Suki, um jovem coelho muito inteligente, que para realizar o sonho de tornar-se um astronauta e ver a lua de perto, precisa da ajuda dos amigos para construir um foguete feito de material reciclado e levá-lo até a lua. Os bichos terão que se unir e superar seus medos e diferenças. Todo o cenário é feito de material reciclado e reaproveitado.

À noite, tem sessão da superprodução teatral “Beetlejuice, o musical”, baseada em um dos maiores sucessos do diretor Tin Burton, “Beetlejuica, os fantasmas se divertem”, filme que se transformou em musical da Broadway.

Na sexta-feira (13/10), acontece o projeto Rolezinho Literário, com roda de conversa e lançamento do livro “A Sereia de Copacabana”, que nos leva a refletir sobre a importância de combater a poluição dos mares.

Já no sábado (14/10), tem a Oficina de ação com Impacto Dublê, e crianças e adolescentes vão aprender como funcionam as cenas de ação de novelas, séries e filmes. A atividade é com material cenográfico para explicar na prática como é a atuação dos dublês, em parceria com os efeitos especiais. No jardim da Cidade das Artes, os participantes terão a oportunidade de atuar por meio de movimentos controlados por um profissional. O encerramento será com um piquenique.

A programação comemorativa ao Dia das Crianças será encerrada no domingo (15/10), quando acontece o “Joga Assim – Encontro de Jogos de Tabuleiros Modernos”. Serão disponibilizados mais de 50 jogos de diferentes estilos e mecânicas, voltados a todas as idades, sob a orientação de monitores preparados para explicar os jogos.

Mais detalhes da programação no site da Cidade das Artes: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/