Comemorando 20 anos de história, Teatro das Artes passa a se chamar Teatro PetroRio das Artes

0
2309

Lançamento será no dia 15 de dezembro, com sessão para convidados do monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, com Fernanda Montenegro

Palco de grandes montagens teatrais, por onde já passaram nomes como Marco Nanini, Paulo Gustavo, Andrea Beltrão, Mônica Martelli, Fabio Porchat, Leandro Hassum, entre outros, o Teatro das Artes acaba de completar 20 anos mais pujante do que nunca. A partir do dia 15 de dezembro, a casa comandada por Rosali Finkielsztejn desde 1998 passará a se chamar Teatro PetroRio das Artes, com uma intensa programação paralela, patrocinada por uma das maiores produtoras independente de petróleo do Brasil. O lançamento da nova fase será realizado com uma sessão exclusiva do monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, com Fernanda Montenegro.

Assim como faz com o esporte, apoiando o Instituto Reação, a companhia também quer investir na cultura, que é um dos seus pilares, através do naming rights do teatro e a realização de diversas atividades durante dois anos. “A PetroRio é uma empresa brasileira com muito orgulho e quer retribuir a este estado parte das alegrias que recebemos em nossa jornada, investindo cada vez mais em arte e iniciativas sociais”, diz Nelson Tanure, CEO da PetroRio. “Os vinte anos de um dos mais vibrantes palcos da cidade mereceria um projeto que incentivasse parte da nossa cultura, que é tão rica e diversa. Desta forma, também reforçamos os nossos pilares que, além da cultura e esporte, englobam a sustentabilidade e responsabilidade social”, completa Blener Mayhew, CFO da empresa. Idealizado pela produtora Constelar, em parceria com a PetroRio, o projeto tem curadoria de Tatianna Trinxet.

Em 2019 entram em cartaz as primeiras montagens abertas ao público. Os destaques ficam para a estreia da primeira adaptação mundial para o teatro de “Perfume de Mulher”, com Silvio Guindane, Gabriela Duarte e direção de Walter Lima Junior, e o musical “Raul Fora da Lei”, com Roberto Bomtempo, dando início às homenagens ao artista Raul Seixas, que faleceu há 30 anos, e aos espetáculos do projeto Quartas Musicais. O NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia receberá apoio da PetroRio para a manutenção e expansão de seus projetos, além de fazer apresentações em Salvador e Rio de Janeiro.

Em janeiro será lançado o edital “Música Por Toda Parte” para receber em seu palco shows de artistas de rua (solos, em duplas ou bandas) do Rio de Janeiro, para se apresentarem às quartas-feiras, a partir de março. Também serão realizadas oficinas no próprio teatro, além de receber outras montagens teatrais, shows e palestras. Em fevereiro André Carvalhal, idealizador da ALHMA, participará de um encontro para falar sobre sua trajetória e os próximos rumos da moda. “A entrega do Teatro PetroRio das Artes é resultado de um ano e meio de trabalho e o início de mais dois anos em que receberemos, no coração da Zona Sul carioca, projetos de artistas e companhias de muito talento. Além de produções teatrais, oficinas e palestras gratuitas, lançaremos um edital que vai selecionar os melhores músicos de rua, dando oportunidade e renda a pessoas que tem amor pelo que fazem. Nossa missão é democratizar o acesso, formar plateia e criar experiências únicas para o público!” celebra a curadora e gestora, Tatianna Trinxet.

Para a proprietária da casa, Rosali: “Foi com muita alegria que recebi a proposta da PetroRio em investir em arte feita em um momento especialmente delicado, onde os incentivos são cada vez mais escassos”, comemora.

Calendário de apresentações PetroRio das Artes (1º trimestre)
Dezembro de 2018:
-15 de dezembro – “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, com Fernanda Montenegro.

Janeiro de 2019:
– Lançamento do Edital “Festival música por toda parte”.
– Estreia do espetáculo “Perfume de mulher”.
– Estreia do espetáculo “Raul fora da lei”, que dará início ao projeto Quartas Musicais do edital “Festival música por toda parte”.
– Início da oficina de teatro para funcionário da PetroRio, composto por quatro aulas.

Fevereiro de 2019:
– Seleção dos contemplados pelo edital “Festival música por toda parte”
– Início das oficinas teatrais gratuitas para crianças e jovens

Março de 2019
– Primeiras apresentações dos selecionados no edital “Festival música por toda parte”, nas Quartas Musicais.

Sobre a PetroRio
Nascida no Rio e 100% brasileira, a PetroRio hoje é uma das maiores produtoras independente de petróleo do país, com crescimentos expressivos no setor. Prova da ótima fase é que 80% dos seus funcionários fazem parte do quadro acionista da empresa. Como forma de retribuir o saldo positivo conquistado atuando no estado do Rio, a companhia apresenta diversas iniciativas voltadas ao fomento da cultura, esporte, sustentabilidade e responsabilidade social.

Sobre o Teatro das Artes
Inaugurado em 1998 o Teatro das Artes, administrado pela Teatreli Produções Culturais, está situado no Shopping da Gávea. Sua estréia ocorreu com o texto “Arte”, de Yasmina Reza, com elenco formado pelos atores Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart e Paulo Gorgulho.

Sobre a produtora Constelar
A expertise da gestora de cultura Tatianna Trinxet, que atua há 15 anos no mercado de entretenimento do Rio de Janeiro, está diretamente conectado a Produtora Constelar, que já contabiliza 38 produções teatrais e mais de 100 indicações ao principais prêmios do país. A empresa se destaca ainda na idealização de projetos personalizados para grandes empresas com o foco na união dos pilares de cultura e de responsabilidade social.

Teatro PetroRio das Artes
Abertura com o espetáculo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, com Fernanda Montenegro
15 de dezembro
Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 / 2º andar