Companhia de Mystérios, vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, encena espetáculo na Praça Mauá

0
165

Com criação e direção de Ligia Veiga, diretora artística da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, no próximo dia 24/2, sábado, ao ar livre na Praça Mauá, as “rapsodias se reúnem para evocar poemas e cantos de Conceição Evaristo, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Clementina de Jesus, Girley Miranda, entre tantas!”.

— Vamos fazer um festejo com cantos de trabalho, de amor e guerra, numa alegria furiosa para os novos tempos de florescimento. As obras e as poetas foram escolhidas para o espetáculo, porque são nossos faróis para a alma feminina, nossa cultura brasileira da alegria guerreira – ressalta Ligia Veiga. 

O espetáculo tem produção e realização da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades com sede na zona portuária, apresentando arte pública para a região.

 

Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades – Por Ligia Veiga

Há mais de 42 anos de existência a companhia trabalha com as linguagens da cena contemporânea relacionando, deste modo, os universos das artes cênicas e dos festejos, do rito e do mito, do sagrado e do profano. Seus 13 espetáculos autorais em repertório, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores/ músicos populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando a arte de rua como importante veículo de intervenção urbana e de transformação.

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades está dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.

_ Somos uma companhia com práticas cruzadas como as da tradição e do contemporâneo; do rito e do mito; do sagrado e do profano; da memória e dos sonhos; da invenção de si e do mundo, em busca de um teatro potencial marcado pela diversidade e multiplicidade de tudo aquilo de que somos feitos – acrescenta Ligia.

 

Ficha técnica 

Criação e direção: Ligia Veiga/ Músicas: Lelena Anhaia e Ligia Veiga/ Corpo de baile: Angélica de Paula, Azula, Lelena Anhaia, Ligia Veiga, Maria Alice Pope, Marilia Felippe, Renata Neves, Verônica Gomes, Vitória dos Santos, Milla Costa/ Figurinos: Caetana Dias/ Produção e realização: Cia de Mystérios.

 

Serviço: 

O BELO AMOR Nove mulheres em estado de poesia

Dia: 24/2, sábado

Horário: 17 horas

Local: Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)

Duração: 70 minutos

Classificação: Livre 

Evento gratuito 

 

Dia 25/02: “Roda das Mulheres de Terra e Mar” na Casa Mystérios

Conversa sobre escolas, vidas e emergências em diferentes tempos e culturas.

 

Participações:

Ligia Veiga e Guilherme Vergara, apresentando a espiritualista russa Helena Roerich que contribuiu para a Bandeira da Paz e sua interseção entre Artes, Ciências e Espiritualidades; Ana Dantes e as Escolas Vivas; Francy Baniwa e a Escola Viva Baniwa; e Iazana Guizzo com a experiência de uma universidade viva com o Floresta Cidade.

 

Serviço:

Dia: 25/02, domingo

Horário: 17 horas

Local: Casa de Mystérios

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 21 – Gamboa, Rio de Janeiro 

Entrada franca

Mais infomações: @ciademysterios 

 

Esse evento, que inclui as duas datas, é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura.