Concerto Popular Brasileiro”: Orquestra Ouro Preto e Diogo Nogueira fazem show gratuito na Praia de Copacabana

0
265

Um dos visuais mais apreciados do mundo, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, receberá um tempero mineiro no final de semana dos dias 15 e 16 de julho. A Orquestra Ouro Preto, prestigiada formação orquestral do país, vai ocupar as areias cariocas com duas programações especiais e gratuitas, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura . No sábado, a OOP apresentará ao público, em uma iniciativa inédita, a montagem ‘Auto da Compadecida, a Ópera’, criada a partir de um dos textos mais emblemáticos de Ariano Suassuna. Já no domingo, a orquestra vai cair no samba, acompanhada do cantor Diogo Nogueira. A produção é do Instituto Ouro Preto e a infraestrutura do evento tem a assinatura da agência V3A. 

Depois de encantar e emocionar o público em Belo Horizonte, São Paulo, Belém e Manaus, a montagem ‘Auto da Compadecida, a Ópera’, criada pela Orquestra Ouro Preto, volta ao Rio de Janeiro, para uma apresentação especial e a céu aberto. Com música original de Tim Rescala, que assina o libreto com o Maestro Rodrigo Toffolo, também responsável pela concepção e direção musical do espetáculo, Chicó e João Grilo, personagens centrais desta obra-prima que fizeram sucesso por mais de seis décadas no teatro e no cinema, ressurgem no palco de uma maneira diferente, agora diante de uma ópera-bufa. 

Com 23 anos de trajetória, essa é a terceira incursão da OOP no universo operístico e a primeira grande produção neste formato. No palco, grandes nomes do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, além de uma trupe de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Claudio Dias e Maurício Tizumba.  

A direção de cena é assinada por Chico Pelúcio. Abrilhantando ainda mais a produção, o espetáculo conta com figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho do escritor. 


Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto: Concerto Popular Brasileiro 

Parceria que começou em 2021, quando gravaram uma session inédita, exibida pela internet e canais fechados, a Orquestra Ouro Preto e o cantor Diogo Nogueira voltam a unir os sons do cavaquinho e dos violinos no show “Concerto Popular Brasileiro”, na Praia de Copacabana. 

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o conjunto mineiro e o sambista carioca apresentarão um repertório em homenagem especial a grandes nomes da música popular brasileira, como Adoniran Barbosa, Cartola, Cazuza, Gonzaguinha, Djavan, Ivan Lins, dentre outros. 

Segundo Toffolo, a apresentação ao lado de Diogo Nogueira promete uma combinação perfeita do suingue do samba com o clássico da música de concerto. “É uma grande honra para a Orquestra, que já vem trabalhando com o Diogo há algum tempo, ter um sambista de tamanha qualidade, para fazermos um repertório muito diversificado, com compositores do passado e do presente, tendo a voz de Diogo Nogueira e a moldura da Orquestra Ouro Preto para fazermos um concerto simplesmente único em Copacabana. Estamos muito felizes com essa linda experiência regada a muito samba e música brasileira, no endereço mais famoso do mundo, que é a avenida Atlântica”, comemora o maestro. 

O sambista reforça as palavras do regente e completa: “Vai ser muito especial fazer este espetáculo na Praia de Copacabana ao lado da Orquestra Ouro Preto. São músicos incríveis, muito talentosos, comandados pelo Maestro Rodrigo Toffolo. Dessa vez vamos estar juntos em “minha casa”, na cidade maravilhosa. Estou ansioso para nos encontrarmos no palco e revisitarmos o melhor do cancioneiro popular brasileiro, sucessos dos grandes mestres da música nacional, como Cazuza, Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, João Nogueira, entre outros grandes ícones. Será inesquecível!”

Para o Instituto Cultural Vale, os espetáculos unem públicos de todas as idades, ao promover um passeio por diferentes gêneros musicais. “A Orquestra Ouro Preto oferece experiências únicas que exercem um papel muito importante não só na difusão da música brasileira, mas em sua dimensão educativa. O Instituto tem também a felicidade de ser parceiro da Orquestra no programa Vale Música, que promove formação musical a quase mil jovens em quatro estados”, diz Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

SERVIÇO

ORQUESTRA OURO PRETO NO RIO DE JANEIRO

Local: Praia de Copacabana (na altura do Posto 2)

Entrada gratuita

– Auto da Compadecida, a ópera

Data: 15 de julho (sábado)

Horário: 18h

 

– OOP e Diogo Nogueira

Data: 16 de julho (domingo)

Horário: 18h